Sesacre realiza oficina sobre o projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta quinta-feira, 16, uma oficina para avaliação do Plano Estadual de Saúde (2024-2027), na superintendência do Ministério de Saúde, em Rio Branco.

Representantes de diversas instituições participaram da oficina. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Participaram da oficina diversas áreas que compõem os setores técnicos da Sesacre, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems). O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP).

O projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS é executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e tem como objetivo apoiar a Sesacre no processo de construção do Plano Estadual de Saúde, de forma participativa e em sinergia com os demais projetos em andamento no estado.

Facilitadora do Projeto Fortalecimento de Gestão Estadual do Sus, Fabiana Peroni. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Para a facilitadora do Projeto Fortalecimento de Gestão Estadual do Sus, Fabiana Peroni, as discussões em prol do fortalecimento da gestão estadual são necessárias para o gerenciamento do orçamento financeiro destinado à saúde.

“Por meio do Proadi-SUS [Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde], as diretrizes implantadas recebem direcionamento e os indicadores servem de base para o planejamento do plano estadual”, destacou Fabiana.

Técnica do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Érica Fabíola Faria. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

De acordo com a técnica do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Érica Fabíola Faria, a participação da gestão da Sesacre nessa oficina busca orientações para o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos.

“Este momento avaliará todas as ações que foram planejadas e assim vamos ajustar o monitoramento de todas áreas técnicas da Sesacre, responsáveis pelo bom funcionamento da assistência à saúde, para os anos de 2024 a 2027”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter