Servidores realizam mobilização contra mosquito Aedes aegypti em Rio Branco

Com muita música, bom humor e diversão, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizaram, na tarde desta sexta-feira, 15, o dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, no Centro de Rio Branco.

A realização do ato faz parte do calendário de programação de conscientização da população acreana, profissionais da saúde e servidores públicos, para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A ação teve início na última quarta-feira, 13, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã. Também serão realizadas ações nas UPAs do Segundo Distrito, Sobral e Cidade do Povo, além das secretarias estaduais e municipais.

As atividades são coordenadas pela gerente da Divisão de Prevenção e Promoção a Saúde, Maria Aparecida. “Estas ações foram planejadas com antecedência, durante reuniões, onde levamos o material, ministramos palestras e sensibilizamos os profissionais da área de saúde. A ideia é que essas pessoas sejam multiplicadoras das ações de prevenção junto ao pacientes das UPAs, comunidades, bairros e servidores públicos”, explicou a gerente.

Sintomas das doenças

Os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus são parecidos: febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Por isso, o acompanhamento de um médico é importante para investigar as especificidades de cada uma e indicar o melhor tratamento.

Leia também: Sesacre divulga dados epidemiológicos sobre dengue, zika e chikungunya

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter