Sesacre realiza ação em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental

Na próxima segunda-feira, 10, é celebrado, em todo o mundo, o Dia da Saúde Mental. No Acre, em alusão à data, a equipe da Divisão de Saúde Mental, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoverá um evento no Centro de Convivência Arte de Ser, localizado no Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco, a partir das 8h30.

A programação contará com café da manhã compartilhado, torneio de futebol infantil, intervenção teatral, música e oficinas Arte de Ser, entre outras atividades.

Em 2015, a campanha mundial teve como foco a ideia de dignidade em saúde mental. O objetivo foi de combater o estigma e alertar para a necessidade de cuidado ao sofrimento mental.

Este ano, o tema da campanha definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas) mantém a discussão e traz como tema “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Cuidados Psicológicos em Saúde em Situações de Crise”.

A gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia, disse que a finalidade é fomentar a discussão sobre o apoio psicológico às pessoas que ajudam em caso de emergências e desastres, como bombeiros, policiais e trabalhadores comunitários, por exemplo.

Instituído em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo chamar a atenção do público para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconômicas, além de combater o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica.

Arte de Ser

O Arte de Ser é um espaço de convivência no qual a arte é um caminho de expressão e de aproximação de pessoas com ou sem transtornos.

Trata-se de um espaço de troca, de contato humano, de sociabilidade e de encontro entre pessoas de origens, percursos de vida e classes sociais diferentes.

O Centro de Convivência oferece diariamente diversas oficinas, com vagas limitadas, como contação de história e criação literária, expressão artística, “brincando como antigamente”, sensibilização e expressão teatral e grupo de leitura, entre outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter