Sesacre promove ações de combate à hipertensão arterial

banner hipertensão

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste sábado, 26, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com as secretarias municipais de saúde de Tarauacá e Rio Branco, realizará ações de prevenção e orientação destinada à população. A ação está prevista para as 9 horas, na Escola Estadual Pedro Martinelo, e em Tarauacá a partir das 8 horas, no Bairro Centro.

A orientação visa alertar a sociedade para o cuidado com a pressão alta. Este ano o tema é “Benefícios de ser menos pressão”, pois tratar de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas perceptíveis, a não ser quando ocorrem complicações como o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto, duas das maiores causas de morte da população brasileira.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão acomete 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade, e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, além de ser responsável por 40% dos infartos e 80% dos AVCs e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

“A ideia da campanha é mostrar quais práticas de prevenção e combate da doença, pois as graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”, explicou a gerente da Divisão de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesacre, Disneide Lopes.

Disneide Lopes destaca que o Acre tem cadastrados mais de 40 mil pessoas com hipertensão no Sistema de Informação de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), sendo que destes, 21.596 são cadastrados no município de Rio Branco, distribuídos pelas Unidades de Saúde.

Foram realizadas nas unidades básicas de saúde, de 22 a 26 deste mês, atividades de orientações sobre hipertensão, verificação e aferição de pressão arterial, além de teatros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter