A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde, realiza, durante o mês de setembro, a Oficina de Multiplicadores sobre alimentação saudável para agentes comunitários de saúde. Na próxima semana, de 16 a 20, Rodrigues Alves e Mâncio Lima serão contemplados com a ação. A meta é capacitar em torno de 128 agentes.
O objetivo é elaborar um plano de ação local para fortalecer a prática de hábitos saudáveis em relação à alimentação, em cada comunidade. Para isso, serão desenvolvidos métodos e processos de Educação em Saúde, de modo que os participantes sejam estimulados a terem uma alimentação mais saudável, bem como, venham valorizar a cultura e os alimentos típicos de cada região.
A primeira fase da oficina, que teve início na segunda quinzena de maio deste ano, já contemplou Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa do Purus, Bujari, Senador Guiomard, Capixaba, Porto Acre, Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri e Sena Madureira, onde foram capacitados 272 agentes.
Dados preocupantes
As pesquisas mais recentes do Ministério da Saúde revelaram que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%.