Saúde irá capacitar médicos para evitar surto de leptospirose

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Núcleo de Ensino às Urgências (NEU) do Serviço Móvel de Urgência (Samu), irá capacitar os médicos da atenção básica (UPAs, Pronto Socorro e Postos de Saúde) para evitar surtos de leptospirose após a vazão do rio Acre.

E para se antecipar ao surto da doença, o NEU está preparando a palestra “Síndrome febril aguda na Amazônia: diagnóstico diferencial, estratificação, risco e manejo clínico – uma abordagem prática para quem está na ponta”. Será ministrada pelos médicos infectologistas Thor Dantas e Rita Uchoa no próximo dia 25 (segunda-feira), a partir das 15h, no auditório da Unimed localizada na rua José de Melo, em Rio Branco.

Sesacre quer evitar surto de leptospirose com a vazão do rio Acre.
Foto: Diego Gurgel

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, explica que a meta é que pelo menos 80% dos médicos que fazem parte da atenção básica de saúde sejam capacitados, inclusive os do interior. “Prevendo a alta do rio Acre e depois a sua vazão, precisamos nos antecipar ao possível surto de leptospirose”, afirma.

“Será uma palestra interativa para que os médicos possam se antecipar e evitar o agravamento dos surtos de leptospirose que acontecem sempre nesse período. E como é importante se antecipar, estamos convidando todos os médicos, inclusive os do interior, para quem possam participar dessa capacitação e fazer o diagnóstico correto dos pacientes, evitando o surto de doenças”, destaca o coordenador.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter