Sesacre inicia cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento

Aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira. 140 profissionais da capital e do interior participam da qualificação

pos-graduacao_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Aula inaugural do curso contou com a presença de gestores da área de saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Servidores da Secretaria Estadual de Saúde participaram na manhã desta segunda-feira, 16, da aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e de Aperfeiçoamento em Gestão das Unidades de Saúde. A capacitação dos profissionais faz parte do processo de descentralização, que prevê a autonomia administrativa e financeira das unidades.

De acordo com a gerente do Departamento de Ensino da Secretaria de Saúde, Ana Flávia Nobre, a seleção dos profissionais seguir a adoção de critérios como a atuação no sistema de gestão dos hospitais na capital e no interior, na área administrativa e também pertencer ao quadro efetivo da secretaria. “Nesta primeira etapa 70 servidores participam da qualificação. A próxima turma começa as aulas em agosto desse ano”, lembro a gerente.

pos-graduacao_foto_gleilson_miranda_05.jpg

Jamisson Barreto espera crescer profissionalmente

pos-graduacao_foto_gleilson_miranda_06.jpg

Selma Paiva apoia processo de descentralização

As capacitações são coordenadas pelo Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre e serão ministrados pela equipe da Faculdade Pitágoras, de Minas Gerais. A especialização terá seis meses de duração e o aperfeiçoamento quatro meses.

Para Jamisson Barreto Barbosa, que trabalho no Hospital de Dermatologia de Cruzeiro do Sul, o curso de aperfeiçoamento irá oferecer ferramentas necessárias para melhor desempenhar as funções. “O curso vai me ajudar a crescer profissionalmente e melhorar o atendimento aos usuários do SUS”.

Já Selma Paiva, gerente de atenção à saúde do Hospital Ary Rodrigues, destaca a importância da qualificação no sentido de subsidiar as ações no processo de descentralização. “Deixamos de cobrar a Secretaria, e passamos a ser atores principais na execução de nossas tarefas. A qualificação é importante para nos oferecer mais conteúdo”.

Os cursos são frutos da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, e tem como meta a formação dos profissionais e a melhora dos serviços prestados à comunidade. “Com a descentralização as unidades ficam responsáveis por gerir os recursos, e a qualificação técnica potencializa as iniciativas no sentido de dar respostas rápidas aos usuários do sistema”, destacou o secretário de saúde Osvaldo Leal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter