Sesacre incentiva promoção e prevenção de saúde por meio de atividade física

Na tarde desta quarta-feira, 24, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, em nome do governo, entregou à Associação dos Portadores de Obesidade do Acre (Apoac) kits de materiais como peso para o tornozelo, colchonetes e bastões de madeira, totalizando 59 itens. A solenidade ocorreu no Circulo Militar e contou com a presença de aproximadamente 200 associados. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde, com incentivo à prática de exercícios, bem como orientar a população sobre os benefícios da alimentação saudável.

Servidora pública Cezarina Araújo sente-se feliz em participar das atividades do programa (Foto: Assessoria Sesacre)

Servidora pública Cezarina Araújo sente-se feliz em participar das atividades do programa (Foto: Assessoria Sesacre)

Os equipamentos serão para auxiliar nas atividades aeróbicas dos que buscam o bom condicionamento físico ou bem-estar físico e mental. Diariamente, 423 pessoas praticam atividade física, gratuitamente, no Programa de Controle da Obesidade, realizado no Circulo Militar dos Oficiais do Exército, na Cohab do Bosque, de segunda a sexta-feira, em diferentes horários. Hoje cerca de 6 mil pessoas são filiadas à Apoac.

Presidente da Apoac agradece ao governo do Estado pelo o apoio nas ações de controle de peso realizado pela associação (Foto: Assessoria Sesacre)

Presidente da Apoac agradece ao governo do Estado pelo apoio nas ações de controle de peso realizado pela associação (Foto: Assessoria Sesacre)

Suely Melo diz que o governo do Acre sabe da importância de combater a obesidade e busca, em parceria com a Apoac, incentivar a população a ter uma vida mais saudável com a prática de atividade física e reeducação alimentar. “Nós temos essa visão, e por isso vamos atuar e incentivar a prática de exercícios e alimentação saudável nos 22 municípios do Estado. Comprar equipamento de atividade física não é gastar dinheiro, é investir em promoção e prevenção à saúde da nossa população”, disse.

Diariamente 423 pessoas praticam atividade física, gratuitamente, no Programa de Controle da Obesidade, realizada no Circulo Militar dos Oficiais do Exército (Foto: Assessoria Sesacre)

Diariamente, 423 pessoas praticam atividade física, gratuitamente, no Programa de Controle da Obesidade, realizada no Circulo Militar dos Oficiais do Exército (Foto: Assessoria Sesacre)

A secretária ressalta ainda que a cirurgia bariátrica não é a melhor opção para redução de peso -o melhor é emagrecer de forma saudável, pois a obesidade é uma doença crônica que precisa ser tratada com a união entre reeducação alimentar, atividade física e, quando necessário, apoio psicológico.

O presidente da Apoac, Edvanilson Carvalho, diz que tanto a associação quantos seus associados estão satisfeitos com a iniciativa do governo de disponibilizar os objetos essenciais para a prática de alguns exercícios, e os disponíveis não atendiam mais a demanda.

Suely Melo diz que o governo do Acre sabe da importância de combater a obesidade, e busca em parceria com a Apoac incentivar a população a ter uma vida mais saudável  (Foto: Assessoria Sesacre)

Suely Melo diz que o governo do Acre sabe da importância de combater a obesidade, e busca, em parceria com a Apoac, incentivar a população a ter uma vida mais saudável (Foto: Assessoria Sesacre)

“Aumentou muito o número de pessoas em busca das atividades que são oferecidas aqui no Circulo Militar. Hoje é um momento especial para nós, pois, graças a Deus, com a entrega desse material poderemos aumentar o número de atendimentos. Sem o apoio do governo seria impossível atingir tal demanda”, informa o presidente.

Ele ressalta que além das atividades físicas, a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde possibilita o encaminhamento das pessoas com obesidade mórbida para o Hospital das Clínicas, pra avaliar a necessidade de se fazer a cirurgia bariátrica ou não, tendo em vista que em determinados casos é possível, com disciplina, reverter esse quadro somente com reeducação alimentar e práticas de exercícios.

Exercício físico e melhor qualidade de vida

Para a servidora pública Cezarina Araújo, as atividades oferecidas no Circulo Militar, pela Secretaria de Estado de Saúde e a Apoac, mudaram sua rotina, pois agora ao invés de sair do trabalho e ficar em casa no sedentarismo, ela faz aeróbica. “Hoje me sinto mais disposta, gosto de dançar, fazer os exercícios de aeróbica e hidroginástica. Antes eu era mais acomodada, hoje, sinto que tenho mais disposição. Esse programa é uma benção de Deus pra nós. Eu agradeço ao governador Tião Viana e a secretária Suely Melo, por ajudar a manter esse espaço, que é pra todos nós”, fala a servidora.

Já  a dona de casa Elizabete Carvalho garante que quando entrou no programa pesava 87 quilos e estava no sobrepeso. O médico indicou atividades físicas e reeducação alimentar, pois o excesso de peso estava desencadeando vários problemas de saúde, como pressão alta e má circulação, colesterol e triglicerídeos alterados. Com disciplina e boa vontade, Elizabete reduziu 22 quilos.

“Eu não conseguia andar, pois logo ficava cansada, foi quando resolvi ir ao médico saber o que estava acontecendo. Depois de vários exames fiquei sabendo das complicações decorrentes do excesso de peso. Antes de fazer os exercícios eu estava com a minha autoestima pra baixo, não saía pra canto nenhum. Hoje não, agora sou outra pessoa. Gosto de me arrumar, passear, me sinto bem quando me convidam pra algum lugar”, declara Elizabete, que faz questão de dizer que não usou outro método para conseguir o resultado, a não ser os exercícios e a reeducação alimentar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter