Sesacre e parceiros iniciam campanha de vacinação para trabalhadores

A secretária de Saúde (alto) fez a abertura da campanha para vacinar trabalhadores (abaixo) (Foto: Assessoria Sesacre)
A secretária de Saúde (alto) fez a abertura da campanha para vacinar trabalhadores (abaixo) (Foto: Assessoria Sesacre)

A secretária de Saúde (alto) fez a abertura da campanha para vacinar trabalhadores (abaixo) (Foto: Assessoria Sesacre)

Com o slogan “Tétano Acidental – Prevenir é Proteger”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), iniciou na manhã desta terça-feira, 27, uma campanha na capital para vacinar os trabalhadores da indústria, agropecuária, saúde e comércio contra o tétano e aproveitar para atualizar o esquema vacinal.

O início da campanha ocorreu em obra de uma empresa de engenharia local, chamando a atenção dos trabalhadores da construção civil para a importância da imunização e atualização da carteira.

A campanha está sendo realizada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul e se divide em três etapas – a primeira para os trabalhadores da construção civil, a segunda para os trabalhadores rurais e a terceira para os trabalhadores do setor público. O objetivo é que cerca de 45 mil trabalhadores sejam imunizados na capital e 5.600 mil, em Cruzeiro do Sul. Todos os trabalhadores deverão ser vacinados em seus locais de trabalho, com avaliação prévia da caderneta de saúde. Também estarão disponíveis para a ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação do adolescente e adulto, incluindo hepatite B e febre amarela.

O público-alvo são homens e mulheres, jovens e adultos trabalhadores da construção civil, comércio, garis, da agricultura e indústria, na faixa etária entre 18 e 65 anos de idade, os mais expostos ao tétano. Segundo estudos do Cerest, a vacinação ao grupo dos trabalhadores em massa garante aumento das coberturas vacinais de rotina e confere proteção individual e coletiva, com excelente desempenho nas metas definidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, melhora a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios e mantém a eliminação e incidência das doenças imunopreveníveis, principalmente os casos de tétano acidental, considerando que esse grupo está exposto constantemente à contaminação.

Segundo a secretária de Saúde, Suely Melo, as parcerias demonstram o compromisso do Estado com a saúde do trabalhador. “O tétano é uma doença grave e pode matar, por isso é fundamental ficarmos atentos à carteira de vacinação de filhos e irmãos e lembrarmos de tomar a segunda e a terceira doses para a efetividade da vacina”, alerta a secretária. A segunda dose deve ser tomada de 1 a 30 de dezembro e a terceira, de 1 a 30 de julho de 2013.

A superintendente do Sesi, Gisélia Beserra, lembrou a importância dessas parcerias para cuidar da saúde do trabalhador nos locais nos quais se encontram os maiores acidentes de trabalho. “Estamos treinando equipes para cuidar da saúde dos nossos trabalhadores, é um benefício enorme para eles”, disse.

“Há muito tempo nos preocupamos com a saúde do trabalhador, e como ele não tem tempo de ir até o posto se vacinar, trouxemos a vacina até ele”, comemorou a secretária de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mercedes Coelho.

Um dos funcionários da obra, Rutemberg de Oliveira, achou a inciativa importante: “Tenho a carteira, mas acho que nunca me vacinei contra essas doenças [tétano e hepatite B]”. Já a zeladora da obra, Madalena Pereira, prevenida, levou a carteira e foi informada de que está com todas as vacinas em dia. Ela comemora a ação: “Vim ver se minha carteira está em dia porque a gente nunca tem tempo de ir ao posto, e a vinda deles aqui facilita nossa vida”, garante.

A campanha é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Programa Nacional de Imunização do Estado (PNI), com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto de Defesa Agroflorestal (Idaf), Coordenação de Imunização Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter