Sesacre e Fundhacre promovem qualificação sobre atendimento de emergência nos consultórios odontológicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizaram nesta quinta-feira, 4, uma qualificação sobre o conhecimento e a aplicação do Suporte Básico de Vida (SBV) para profissionais da odontologia.

Treinamento contou com simulações para facilitar o aprendizado. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Embora não seja comum, emergências médicas podem ocorrer em consultórios odontológicos, especialmente em pacientes com condições pré-existentes ou em procedimentos que envolvem sedação. Por isso, o SBV é ferramenta indispensável, pois abrange um conjunto de protocolos essenciais para garantir a segurança e a vida dos pacientes durante os atendimentos.

A odontologia, tradicionalmente associada ao cuidado com a saúde bucal, também pode ser um campo onde emergências médicas graves ocorrem, demandando ações rápidas e eficazes. É o que afirma a cirurgiã dentista e coordenadora estadual de Saúde Bucal, Christiane Lopes: “Esse tipo de ocorrência não é tão comum, mas a partir do treinamento, a equipe vai estar preparada para fazer esse primeiro atendimento, o suporte básico de vida, até que se tenha a chegada da rede de urgência e emergência. É uma qualificação que integra uma série de cursos que nós temos promovido. Essa é a nossa missão,  capacitar tanto as cirurgiões dentistas, quanto os auxiliares de saúde bucal, toda a equipe da instituição, para realizar um serviço de excelência para a população do nosso estado”, ressaltou.

Mais de 20 profissionais participaram do treinamento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O cirurgião-dentista e coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre, Luiz Felipe de Oliveira, também reforça a importância do treinamento. “O treinamento é muito importante, para dar mais segurança aos profissionais. Os procedimentos incluem manobras de reanimação cardiopulmonar, uso do desfibrilador externo automático, controle de hemorragias e desobstrução das vias aéreas, entre outros. Tudo isso foi demonstrado aqui na prática, o que é muito importante não apenas para os profissionais terem a segurança de saber como agir caso ocorra alguma intercorrência, mas também para o paciente que poderá se submeter aos procedimentos com muito mais tranquilidade, sabendo que os profissionais que atendem aqui são qualificados para lidar com qualquer situação”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter