Sesacre discute aprimoramento da Atenção Básica por meio do Telessaúde

Reunião discute importância do uso do Telessaúde (foto: Júnior Aguiar)

Gerentes e representantes de áreas técnicas do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Núcleo Estadual do programa Telessaúde se reuniram na manhã desta segunda-feira, 10, para discutir a importância de se utilizar o programa e sua estrutura como ferramenta de gestão nos municípios.

O Telessaúde Brasil tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência por meio de teleconsultorias por texto, som ou vídeo. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde, diminuindo custos por meio da qualificação profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

“É uma forma de ampliar o contato entre os municípios e, também de reduzir custos, já que nem sempre é possível se deslocar até o interior, então o contato é facilitado por meio do núcleo de Telessaúde do estado”, explicou o gerente do Dape, João Paulo Silva.

Segundo a coordenadora do Telessaúde, Monica Moraes, as ferramentas do programa possibilitam aos profissionais do interior do estado trocar ideias com especialistas em diversos locais do Brasil sobre os problemas de saúde dos pacientes.

“Estamos mostrando às equipes do Dape de que modo podemos contribuir para o aprimoramento da gestão, por meio das ferramentas de teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação”, disse.

O núcleo estadual do Telessaúde está localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter