Sesacre capacita profissionais para melhorar atenção à saúde infantil

Os participantes são médicos e enfermeiros da Regional do Juruá (Foto: Onofre Brito)
Os participantes são médicos e enfermeiros da Regional do Juruá (Foto: Onofre Brito)

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou hoje em Cruzeiro do Sul uma capacitação sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI Neonatal). O curso está sendo realizado no auditório do Ministério Público Estadual e terá duração de três dias, em período integral.

Os participantes são médicos e enfermeiros que atuam no atendimento a crianças na Atenção Básica dos municípios da regional do Juruá e no Hospital da Criança e da Mulher do Juruá, localizado em Cruzeiro do Sul.

Para ministrar a capacitação, a Sesacre enviou uma equipe de quatro profissionais: a médica pediatra Emanuelle Brasil e as enfermeiras Gláucia Damasceno, Sarajane Melo e Sílvia Carneiro.

Segundo Emanuelle, que trabalha na Maternidade de Rio Branco, o objetivo é capacitar os profissionais de saúde para diminuir a mortalidade dos recém-nascidos e de crianças de até dois meses.

Ela conta que, em nível mundial, a mortalidade infantil tem se reduzido, mas quando se observa o padrão de distribuição, ela se concentra nos recém-nascidos.

“De forma geral, a mortalidade de crianças até cinco anos tem diminuído, mas a mortalidade ainda continua alta nos primeiros 28 dias de vida, concentrando-se ainda na primeira semana de vida. O objetivo é diminuir a mortalidade nestas faixas”, disse.

Aprimorar conhecimentos

O enfermeiro Sergilson Souza Lima trabalha na Atenção Básica de Mâncio Lima. O município não tem maternidade, mas os partos normais são realizados no hospital local. “Esta capacitação será muito útil. Vai aprimorar nossos conhecimentos para poder dar um atendimento de melhor qualidade”, declarou.

A enfermeira Thainara Adrielle Bezerra Lima trabalha na Atenção Básica em Cruzeiro do Sul e reconhece a importância da capacitação. “Na Atenção Básica, sempre há um atendimento às crianças, principalmente quanto à triagem neonatal, à puericultura e à manutenção de uma avaliação não só antropométrica, mas nutricional, entre outros aspectos para a manutenção de uma saúde adequada para as crianças.”

AIDPI

A estratégia AIDPI Neonatal, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), foi adotada pelo Ministério da Saúde em 2008 e pretende melhorar a assistência à gestante e à criança até dois meses de idade, por meio de protocolos de atendimento que permitem ao profissional de saúde identificar e prevenir casos de risco, além de encaminhá-los ao serviço de referência, quando necessário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter