Sesacre capacita profissionais para identificar pacientes com comportamento suicida

Secretaria estadual de Saúde Busca conscientizar os profissionais para diagnosticar de forma célere pacientes com comportamento suicidas (Foto: Cedida)
Secretaria de Estado de Saúde busca conscientizar os profissionais para diagnosticar de forma célere pacientes com comportamento suicida (Foto: Cedida)

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Suicídio, lembrado em 10 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Prevenção de Suicídio do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), em parceria com as divisões de Saúde Mental e os Núcleos de Violência da Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal, vem realizando, desde o início deste mês, capacitação nas unidades de saúde, destinadas a profissionais da área.

“As atividades visam sensibilizar os profissionais em relação aos cuidados em saúde mental, auxiliando na identificação dos sinais de alerta, dos fatores de risco, de proteção e como abordar o paciente com comportamento suicida”, explicou à psicóloga Andreia Vilas Boas.

Andreia diz ainda que o Núcleo de Prevenção de Suicídio visa estender essas capacitações aos profissionais da área de educação, segurança e mídia. “O suicídio é considerado pela Organização Mundial de Saúde [OMS] uma questão de saúde pública, e tem que ser tratado com atenção”, afirmou.

Programação

As capacitações tiveram início no dia 11 de agosto, passando pela Unidade Básica de Saúde Maria Barroso, seguimento da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Hidalgo de Lima.

As próximas Uraps a participar serão a do São Francisco e Rozangela Pimentel (Calafate) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Roney Meireles e do Claudia Vitorino, além das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), e nos Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (CAPS’AD) de Rio Branco e Brasileia.

Como participar?

Este ano, o Núcleo de Prevenção de Suicídio resolveu ampliar as ações, estabelecendo parceria com as unidades de saúde do Estado e do município.

As instituições que tiverem interesse em oferecer essas oficinas em suas unidades podem entrar em contato com o núcleo, pelo telefone (68) 99913-4045 ou pelo e-mail prevenir.ts@gmail.com

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter