A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceira com o Conselho Regional de Medicina (CRM), realiza a III Oficina de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância com foco Neonatal – AIDPI Neonatal. A oficina terá início dia 27 e vai até 29 de maio, das 8h às 18h, no auditório do CRM.
Com o objetivo de fornecer uma melhor assistência à gestante e ao recém-nascido e, consequentemente, diminuição da mortalidade materna e neonatal, a oficina visa capacitar 30 médicos, sendo eles, pediatras e clínicos gerais que atuam nas unidades de saúde da Atenção Básica do município de Rio Branco. Em outro momento a oficina será voltada para os enfermeiros.
A capacitação será ministrada pelas pediatras Margareth Hamdan Melo Coelho e Maria Rosário Ribeiro Barreto da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e abordarão temas que orientem esses profissionais de saúde a realizarem de maneira mais eficaz, a qualidade na sua avaliação, classificação, tratamento e acompanhamento dos problemas que afetam a saúde das crianças, principalmente menores de 28 dias.
Dentre os tópicos abordados no treinamento estão: a importância do componente neonatal, a situação da saúde perinatal e neonatal, o componente neonatal da AIDPI, avaliação e determinação dos riscos antes da gravidez, durante e após o parto, reanimação neonatal, técnicas de comunicação, risco ao nascer, classificação por peso e idade gestacional.
De acordo com a técnica da área de Saúde da Criança, Dalila Pontes, a oficina é uma ferramenta importante a ser aplicada pelas equipes da Atenção Básica. “A finalidade é o atendimento adequado e sistematizado, além da importância do primeiro atendimento antes do encaminhamento, que pode ser realizado no próprio município”. Pontes disse ainda que a capacitação vai preparar os profissionais de saúde para um atendimento apropriado às gestantes e os recém-nascidos, contribuindo na redução da incidência de mortalidade na área neonatal e maternal.