A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher, realiza o acompanhamento das gestantes através de um software com o nome de Sisprenatal Web. Com esse novo sistema online os municípios poderão realizar os cadastros das gestantes.
O Sisprenatal Web fornece informações fundamentais para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas através do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN).
“Nesse sistema cada unidade básica de saúde pode monitorar e avaliar o acompanhamento de cada gestante, verificando a situação vacinal além de exames básicos”, explica o enfermeiro da área técnica estadual de Saúde da Mulher, Thiago Valentim.
Valentim Ressalta que em 2012 o Ministério da Saúde (MS) realizou uma videoconferência com os estados brasileiros apresentando o Sisprenatal Web, a partir daí os técnicos da área técnica de saúde da mulher receberam orientação por email e telefone. O próximo passo foi repassar essas informações aos municípios de como deveriam solicitar o acesso ao novo sistema.
Agora essas informações estão sendo repassadas para os gestores de cada município acreano, uma vez que eles estão recebendo o passo a passo de como operar o sistema após a liberação das senhas.
Para que foi criado o Sisprenatal Web
O Sisprenatal é o software que foi desenvolvido pelo Datasus, com a finalidade de permitir o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde. No Sisprenatal está definido o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência pré-natal adequada. Permite o acompanhamento das gestantes, desde o início da gravidez até a consulta de puerpério.
O sistema está disponível no Portal da Saúde com o endereço www.saude.ac.gov.br, no item serviços o internauta irá encontrar o menu Sisprenatal Web. Ao acessar você verá uma pequena apresentação e em seguida os links com o passo a passo de como realizar o novo cadastro da gestante e outro link realize de como fazer login ou solicitar o acesso ao sistema.