A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na quarta-feira, 8, encontro com os gerentes da vigilância epidemiológica e área técnica de doenças e agravos não-transmissíveis (Dant) para apresentar o planejamento anual de promoção e prevenção.
O objetivo foi fortalecer a integração das ações entre diversas áreas, como divisão de nutrição e alimentação, tabagismo, hipertensão, diabetes, saúde do idoso, atenção básica, educação em saúde e mobilização social, saúde da mulher, criança e adolescente.
As doenças e agravos não-transmissíveis correspondem a mais 70% dos gastos com a saúde em todo o Brasil, além de responderem pelas maiores taxas de morte em todo o país. Mas o impacto dessas doenças pode ser revertido por meio de ações de promoção da saúde para a redução de seus fatores de risco, além da melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno.
No Acre, 14 municípios foram contemplados com o recebimento de recursos para a construção de polos de academia da saúde: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa, Tarauacá, Assis Brasil, Plácido de Castro, Xapuri, Brasileia e Porto Acre. Os espaços terão infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer para a comunidade.