Sesacre apresenta na Expoacre avanços na área de saúde nos últimos dois anos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apresenta este ano na Expoacre uma linha do tempo das ações realizadas pelo governo do Acre, no período de 2011 a 2012. No espaço do servidor, uma exposição fotográfica relembra as ações de combate à malária no Juruá. Distribuição de panfletos – contendo perguntas e respostas – irá esclarecer a população sobre o que é o serviço de ouvidoria do SUS na Sesacre. Como em todas as edições, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestará atendimento dentro do Parque de Exposição para garantir maior tranquilidade aos visitantes da feira.

Dentro do estande da Sesacre, um banner mostrará, por meio de uma linha do tempo, avanços e desafios na melhoria da qualidade dos serviços de saúde nos dois primeiros anos do governo Tião Viana. Entre eles estão os programas Saúde do Homem, Cuidando dos Seus Olhos, Saúde Itinerante, as medidas de combate à dengue e a malária, ações de imunização, mutirões de cirurgias, ampliação do atendimento nas Uraps, inauguração de novas unidades no interior, Proacre, apoio à saúde indígena, transplantes, entre outros.

Samu

De acordo com a coordenadora geral do Samu, Lúcia Carlos, cerca de 10 profissionais trabalharão no Parque de Exposições entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nos dias de show e rodeio a equipe será reforçada. Serão 15 profissionais para garantir mais agilidade nos atendimentos. Durante a cavalgada a equipe acompanhará com duas motos e duas ambulâncias para atender, caso seja necessário, alguma urgência durante o percurso.

As queixas mais comuns dos atendimentos durante a Expoacre são dor de cabeça, mal-estar, vômitos, pressão alta e os traumas ocasionados por queda ou bebidas alcoólicas, principalmente nos dias de rodeio.

Ouvidoria do SUS

É um canal de comunicação entre o cidadão e o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) criado para facilitar as manifestações dos usuários do SUS sobre os atendimentos prestados em Hospitais e Unidades de Saúde. Tem como missão promover o exercício da cidadania, fortalecer as diretrizes do SUS na busca da melhoria pela qualidade dos serviços prestados.

Criada por meio de decreto do governador Tião Viana, a ouvidoria atende de forma presencial no andar térreo do prédio da Sesacre. A população pode entrar em contato também com sugestões, reclamações, solicitações e elogios pelo número 0800 647 0404. As demandas podem ser encaminhadas ainda para o e-mail ouvidoria.sesacresus@ac.gov.br ou por carta endereçada à Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde – Rua Benjamim Constant, 830 – Centro – Rio Branco/AC – CEP: 69900-064.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter