A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) irá realizar na próxima segunda-feira, 22, a partir das 9 horas na sala de reunião do 5º andar da instituição, a posse dos membros do Comitê Técnico de Saúde da população negra.
O órgão conta com uma nova divisão que irá atuar nas ações de políticas prioritárias. Criado recentemente pelo Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) o setor é responsável pela promoção e igualdade social das populações indígenas, ribeirinhas, rurais, prisionais e GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros).
“Esse é o primeiro comitê que foi formado, ele terá como finalidade, auxiliar no avanço da Atenção a Saúde da população negra e atuará na efetivação das propostas sobrevindas da sociedade civil e das instituições não governamentais”, explica a gerente do Dape, Maria Helena.
Maria Helena diz que essa comissão será responsável pela elaboração de propostas de intervenção para a resolução e agilidade no atendimento das unidades de saúde, além de acompanhar os atendimentos especializados na média e alta complexidade.
Como irá funcionar a divisão de Políticas de Populações Prioritárias?
A divisão de Políticas de Populações Prioritárias irá envolver as instituições diversas nas instâncias e órgãos prestadores da Sesacre na Promoção da Atenção à Saúde. Além de participar de iniciativas intersetoriais em conjunto com as demais instâncias do Sistema Único de Saúde no Acre.