Sesacre aponta avanços na oferta de serviço de alta complexidade no Acre

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, participou na manhã desta quarta-feira, 4, do Programa Saúde em Dia, transmitido ao vivo pela Rádio Difusora Acreana, onde falou sobre os investimentos e avanços nos serviços de saúde no Estado.

Somente no primeiro mês de 2015 já foram realizados oito transplantes (Foto: Mônica Araújo/Secom)
Somente no primeiro mês de 2015 já foram realizados oito transplantes (Foto: Mônica Araújo/Secom)

Paula destacou o empenho do governador Tião Viana para habilitar o serviço de transplante de fígado no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, o de nefrologia no Juruá, bem como a realização dos mutirões de cirurgias para facilitar o acesso e diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por esses procedimentos.

Ao todo, 122 pacientes do Acre passaram por transplantes de fígado, sendo seis transplantes realizados no próprio Estado. Atualmente, seis pacientes estão aptos para transplante e aguardam pela doação de um órgão na fila estadual. Na fila nacional, outros 20 pacientes aptos aguardam pela doação.

Sobre o serviço de nefrologia em Cruzeiro do Sul, a secretária disse que a expectativa do governo é de, ainda no mês de fevereiro, transferir 25 pacientes (do Vale do Juruá) que realizam hemodiálise em Rio Branco.

“O governador Tião Viana se preocupa com a saúde da população e busca avançar na oferta de serviços aqui no Estado para que o cidadão não precise se deslocar a outra cidade em busca de tratamento. Quando o paciente consegue resolver um problema de saúde em seu domicílio e perto da família, a recuperação é mais rápida”, comentou Mariano.

Ela acrescentou que já estão sendo programados os mutirões de cirurgias para atender as demandas de cirurgias gerais, urologia, ginecológicas e ortopedia, em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), entre outras. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de saúde de qualidade e resolutivo. Estamos trabalhando para isso. Vamos melhorar o que está bom e avançar no que precisa.”