O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas, reuniram-se na quinta-feira, 13, com representantes do movimento LGBT para tratar sobre a criação do Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral do Público LGBT.
Durante o encontro, foi submetida à aprovação dos presentes a minuta da portaria que instituirá o comitê e foram definidos os membros, modo de funcionamento, representantes e suas devidas funções.
“A Sesacre cumpre assim o seu papel de fortalecer a luta pela causa LGBT, promovendo a implantação dessas políticas públicas que asseguram um melhor atendimento a esse público nas unidades de saúde”, falou Zilmar Cândido, gerente da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias da Sesacre.
O comitê terá como função impulsionar as portarias que foram definidas durante a última Conferência Nacional dos Direitos LGBT. “Nós pretendemos que esse documento esteja pronto até a Semana da Diversidade que ocorre em agosto”, disse o presidente do Fórum de ONG’s LGBT’s, Germano Marino.
Segundo Rossana Freitas, a defesa dos direitos deve ser compreendida não sob o equivocado prisma da criação de novos direitos, mas sim sob a ótica da aplicação dos direitos humanos a todos, indiscriminadamente. “Nós, do Conselho Estadual de Saúde, apoiamos a promoção da cidadania e direitos humanos”, afirmou.