Serviço Florestal Brasileiro assina cooperação com o Acre no próximo mês

Manejo e concessão florestal estão entre os objetos do termo que será assinado com a Secretaria de Florestas

foto_sergio_vale_servico_florestal_02.jpg

O presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Humel, em reunião na manhã desta quarta-feira com o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O presidente do Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), Antônio Carlos Humel, afirmou na manhã desta quarta-feira, 16, durante conversa com o governador Tião Viana, que em abril o termo de cooperação técnica que vem sendo discutido e trabalhado ao longo de dois anos com a Secretaria de Florestas será formalizado.

A boa notícia beneficia, pelo menos, 600 famílias que integram a população tradicional das florestas e serão contempladas por meio do manejo florestal comunitário ou a concessão de florestas – onde o governo do Estado elabora planos de manejo e faz o leilão dos produtos madeireiros, cuja renda é revertida em favor das comunidades.

Segundo o secretário de Florestas, João Paulo Mastrângelo, a meta é incorporar 200 famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes por meio de manejo comunitário e mais de 400 famílias na concessão de florestas estaduais.

Humel veio ao Acre participar de uma programação promovida pelo curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac). Durante a conversa que teve com o governador Tião Viana, ele aproveitou para reafirmar os compromissos do Serviço Florestal Brasileiro em relação aos projetos acreanos voltados para o meio ambiente. “O plano de vocês é o nosso plano. Vocês querem o que nós queremos para a preservação das florestas e o uso sustentável dos recursos naturais”, disse.

O termo de cooperação que será assinado em abril prevê assistência técnica, recursos e bases normativas, principalmente para o manejo florestal comunitário e a concessão florestal, projetos já em andamento no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter