Saúde realiza Seminário sobre desintoxicação química

Dependência química de álcool e outras drogas é um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas. É com essa preocupação que o Serviço de Desintoxicação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), promovenesta quinta-feira, 29, um seminário para discussão das principais propostas de melhoria no serviço. O evento contará com a participação da promotora do Ministério Público Estadual, Gilcely Evangelista, e do Agente da Policia Federal, Plínio Bosson.

A coordenadora do Serviço de Desintoxicação do Huerb, Stella Cordovil, diz que a expectativa é grande, já que o serviço é pioneiro no Brasil. "O que pretendemos é oferecer um serviço de qualidade para que possamos controlar doenças crônicas", fala a coordenadora.

A dependência química é o impulso que leva a pessoa a usar drogas de forma contínua para obter prazer. O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva.

"Nos últimos dez anos a dependência química no Acre teve um crescimento significativo. Em Rio Branco por ser uma cidade fronteiriça é grande o número de jovens dependentes, principalmente de cocaína, que tem um preço bem atrativo", conclui Stella.

O primeiro passo para iniciar o processo de desintoxicação é deixar de usar drogas e a pessoa reconhecer que sua relação com o álcool e outras drogas tem prejudicado sua vida. Os principais sintomas que indicam a dependência química são: Irritação, nervosismo, insônia, suor excessivo, diminuição no apetite (álcool), aumento do apetite (cocaína), tremor, febre, alucinações auditivas e/ou visuais.

O Serviço de Desintoxicação funciona desde 2004 no Hospital Geral de Urgências e Emergências de Rio Branco. Desenvolve atividades de assistência de enfermagem, acompanhamento psicológico, atendimento médico, grupos de espiritualidades, comunidades terapêuticas e entidades de auto-ajuda.

Alternativas de Tratamento 

  • Grupos de auto-ajuda (como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos);
  • Comunidades terapêuticas;
  • Psicoterapia;
  • Acompanhamento médico;
  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad);
  • HUERB/ Serviço de Desintoxicação

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter