A facilitadora de pensamento sistêmico dos programas de formação em Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Cornélia Bonenkamp, ministrou palestra nesta quarta-feira, 28, no auditório da Biblioteca Pública, para os servidores do Estado.
A atividade integrou a programação da Semana do Servidor, que se encerra nesta sexta-feira, 30. Formada em pedagogia, matemática, biologia e criação com textile na universidade Münster, na Alemanha, Cornélia é Trainer em Constelações Sistêmicas Familiares, Mastertrainer em Constelações Organizacionais e em Constelações Sistêmicas.
“Estamos acostumados a pensar e agir como se fossemos máquinas – se pode desmontar um carro, montar de novo, e se ele vai andar. Imagina se você corta uma ser humano, pega todas as peças, junta de novo, não obterá o mesmo resultando”, frisou Cornélia, ao explicar que, geralmente, aplicamos esse pensamento sistêmico em nossas vidas.
Elineide Meireles, secretária-adjunta de Humanização, observa que a semana é composta por muitas oportunidades de reflexão. “Além das homenagens e agradecimentos ao trabalho que desempenham, esse também é um momento em que os servidores são estimulados a fazer autocrítica, avaliar o seu trabalho e crescer nesse processo de aprimoramento”, observa.