Servidores participam de curso sobre técnicas de entrevista e persuasão em processos disciplinares

Entre os dias 9 e 11 de setembro, servidores estaduais participaram de um curso intensivo de 24 horas sobre “Técnicas de Entrevista e de Persuasão Aplicadas a Processos Disciplinares e Investigativos”. O evento, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), foi realizado no Hotel Diff, em Rio Branco, e reuniu profissionais das áreas de recursos humanos, comissões de processo administrativo disciplinar (PAD), assessorias jurídicas, corregedorias, segurança pública, além de advogados, promotores, defensores públicos e demais profissionais que atuam na análise de narrativas e comportamento humano.

Ministrado por Demétrio Peixoto, professor e especialista em técnicas de entrevista em inquéritos administrativos, o curso teve como foco aprimorar as habilidades dos participantes na condução e análise de entrevistas, investigando a veracidade dos depoimentos por meio de técnicas específicas.

O principal objetivo do curso foi capacitar os servidores para que eles possam, de maneira mais técnica, acessar a “verdade com significado” em processos investigativos. Foto: Ingrid Andrade/Sead

“Este curso é trazido com o objetivo de capacitar os servidores na área da matemática, que é muito importante para diversas investigações, sejam elas na esfera criminal, correcional ou administrativa. Os servidores saem daqui capacitados com técnicas específicas, baseadas em uma metodologia de inteligência chamada ‘entrevista'”, enfatizou Peixoto.

O ministrante abordou, ainda, que a identificação de uma narrativa é verdadeira ou fabricada com base em indicadores de comportamento, como a análise de velocidade das respostas.

“Construímos junto aos servidores todo um arcabouço de metas e procedimentos que permitem que eles analisem os fatos de maneira técnica e imparcial”, disse o palestrante. Foto: Ingrid Andrade/Sead

Luciana Façanha, chefe do Departamento de Processo Administrativo Disciplinar e Análise de Conformidade (Deadi) da Sead, comentou sobre a relevância do curso para o trabalho diário dos servidores. “O curso foi voltado para capacitar os servidores que trabalham com procedimentos administrativos disciplinares, especialmente na área de coleta de depoimentos e interrogatórios. Ele nos ensina técnicas sobre como realizar essas atividades de forma mais precisa, com abordagens adequadas, o que otimizará nosso tempo e tornará o processo mais eficiente”, afirmou.

Além de abordar a análise de linguagem verbal e não verbal, o curso também ofereceu aos participantes uma imersão prática em técnicas de persuasão e na condução de entrevistas, auxiliando na tomada de decisões com base em evidências concretas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter