O Projeto Pecuária + Eficiente investe na capacitação dos servidores da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa). Com apoio do programa do REM Acre Fase II foi possível mobilizar os profissionais para uma atualização de técnicas de manejo de pastagens e recuperação de áreas degradadas. As atividades teóricas e práticas foram realizadas no auditório da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).
Durante as atividades, os agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas compartilharam conhecimentos e técnicas de manejo que podem beneficiar os produtores rurais do Acre, principalmente em ações que visam à produção animal.
O treinamento foi ministrado pelo pesquisador Moacyr Dias Filho. O engenheiro agrônomo apresentou temas relacionados ao manejo e recuperação de pastagens degradadas, com o intuito de ofertar aos servidores uma técnica preventiva para evitar doenças que são comuns na lavoura de soja e demais cadeias produtivas.
Por isso, a assistência técnica da Sepa tem expandido as visitas aos trabalhadores das cadeias produtivas do Acre. “O governo do Estado tem fortalecido o projeto “Pecuária + Eficiente”. Esse programa leva tecnologia e assistência técnica para a implantação de uma pecuária moderna e sustentável”, afirmou o gestor da pasta, Edivan Azevedo.
O Acre tem o interesse de potencializar o agronegócio no estado, e essas ações permitem a integração e o desenvolvimento da área, que tem sido uma influência positiva na economia regional. A iniciativa conta com o apoio financeiro do Programa REM Acre Fase II, uma parceria entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, para projetos de proteção e conservação das florestas. A sigla REM significa REDD Early Movers, em português REDD+ para pioneiros.