Servidores municipais serão contemplados com curso de formação técnica

Capacitação será  oferecida por meio de parceria entre o governo do Estado e o TCE

Fortalecer a capacidade de gestão das prefeituras, por meio da ampliação da base de competências profissionais de servidores municipais. Este é o objetivo da Formação Técnica em Serviço Público, que será oferecida para servidores de todas as prefeituras do Acre.

A formação, uma demanda do Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizada em parceria com o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), surgiu da percepção da baixa eficiência e aplicação dos recursos públicos por parte das prefeituras municipais.

Para desenvolver um trabalho que atenda os promotores e realizadores da formação profissional, aconteceu semana passada, durante reunião dos Prefeitos do Acre em Assis Brasil, evento que contou com a presença de representantes do TCE.

Segundo a gerente de Programas e Projetos de Educação Profissional do IDM, Paola Alvarez, a ideia é melhorar a capacidade de gestão no setor público mediante a formação técnica de servidores municipais, como forma de desenvolver as competências técnico-gerenciais necessárias para o eficiente planejamento, execução e monitoramento das ações no âmbito da administração pública.

A formação, prevista para se iniciar em julho, tem a missão de formar 210 servidores municipais. Serão trabalhados temas como captação de recursos, gerenciamento de projetos, execução de convênios e prestação de contas de recursos públicos. Ao final da formação profissional, os servidores municipais terão conhecimento sobre liderança, trabalho em equipe, planejamento orçamentário e financeiro, elaboração e gerenciamento de projetos, execução de convênios, aquisição de produtos e serviços com recursos públicos (licitações), fluxos, procedimentos e rotinas gerenciais, gestão orçamentária e financeira, e prestação de contas de recursos públicos.

“Considero que esta parceria representa um importante investimento da administração pública, pois a referida formação possibilitará um melhor desenvolvimento da gestão dos recursos públicos”, ressaltou a coordenadora do Projeto de Formação Técnica em Gestão Pública, Thais Moura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter