Servidores e usuários do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá receberão técnicas de automassagem

Reunião no Hospital da Mulher e Criança do Juruá discutiu projeto de Autocuidado e Prevenção (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Reunião no Hospital da Mulher e Criança do Juruá discutiu projeto de Autocuidado e Prevenção (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Conhecida também como do-in, a automassagem é uma prática originária da tradicional medicina chinesa. Para sentir alívio, manter a saúde e até mesmo prevenir alguns males, basta pressionar ou friccionar alguns pontos que concentram energias (veja box abaixo). Com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida aos seus servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), está desenvolvendo um projeto de Autocuidado e Prevenção nas unidades hospitalares e maternidades do Acre.

O projeto teve início em março deste ano, em Rio Branco, e agora está sendo desenvolvido no interior do Estado. No último, sábado, 14, a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, acompanhada do massoterapeuta Bento Marques e da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade do Juruá (Ceam/Juruá), Rosalina Souza, reuniu-se com a diretora do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Fabiana Gomes Ricardo, para apresentar a iniciativa do governo na área da saúde.

O Ministério da Saúde (MS) lançou um decreto, em 2006, que estimula a entrada das terapias complementares ou alternativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).  “O próprio MS apoia e estimula o uso das terapias alternativas nas Unidades de Saúde. Portanto, desde o início do ano estou indo aos hospitais e maternidades do Acre para ensinar as pessoas a fazerem a automassagem, que é o do-in, técnicas milenares de harmonização e cura e a massagem shantala, que é indiana, para mães e pais fazerem nos bebês”, disse o massoterapeuta e instrutor do curso, Bento Marques.

“Para nós da SEPMulheres é um prazer muito grande poder fazer a articulação com a maternidade do Vale do Juruá, para a realização desse projeto da Sesacre, que traz qualidade de vida para as mulheres servidoras, mães, bem como para os seus filhos. Nós apostamos e acreditamos nessa proposta do Governo”, afirmou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

Para a diretora do Hospital da Mulher e Criança do Juruá, Fabiana Gomes Ricardo, a proposta é muito interessante, uma vez que os exercícios também podem estimular as mães no aleitamento materno. “Existem algumas técnicas de automassagem que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação. Podemos introduzir isso também no curso para as mulheres em gestação”, ressaltou.

A ideia é que até outubro deste ano os servidores, servidoras, usuários e usuárias do Hospital da Mulher e Criança do Juruá já estejam recebendo as aulas de automassagem: autocuidados e prevenção. “Os cursos serão oferecidos para servidores, multiplicando terapeutas quânticos em todo o Acre e promovendo o conhecimento da autocura”, garante Marques.

{xtypo_rounded2}

SAIBA MAIS SOBRE O DO-IN

do_in

Do-in é uma técnica de automassagem oriental que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, conhecidos nas práticas da medicina tradicional chinesa, como a acupuntura. É uma técnica curativa e preventiva, também aplicável em casos de emergência.

O do-in restaura, segundo os conceitos da medicina chinesa tradicional, o fluxo da energia Ki (energia vital), onde esta tenha sofrido bloqueios ou desequilíbrios, fator que gera sintomas e patologias.

A massagem consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:

– Sedação: pressão contínua sobre um ponto;

– Estimulação: pressão intermitente sobre um ponto.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter