Com foco na capacitação de servidores do Sistema Penitenciário de todo o Brasil, é realizado em Brasília, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, um treinamento para a produção de absorventes dentro dos presídios.
Além da capacitação, realizada na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e na Penitenciária do Distrito Federal, os servidores participaram de um workshop sobre dignidade menstrual.
Durante o treinamento, os servidores receberam capacitação sobre produção de absorventes, boas práticas de fabricação, gestão e manutenção da linha de produção. O objetivo do projeto é promover a dignidade menstrual das mulheres privadas de liberdade, fornecer produtos de higiene menstrual e incentivar a autonomia e empoderamento das mulheres no sistema prisional.
Representando o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), participam do evento André Vinício Assis, diretor de Reintegração Social, e Luíz da Matta, chefe do Departamento de Ensino e Produção Sustentável.
Segundo André Vinício, o Iapen já dispõe dos equipamentos para a linha de produção de absorventes. Agora é preparar o ambiente para a instalação e aguardar o processo de aquisição dos insumos. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Iapen com a dignidade e os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, ressaltou o diretor.
O workshop Dignidade Menstrual é mais um passo na parceria entre o Iapen e a Senappen para melhorar as condições de vida no sistema prisional.