Com o objetivo de desmistificar o dito popular que diz que santo de casa não faz milagre, o Detran proporcionou aos seus servidores, na tarde da quinta-feira, 16, no auditório da Seaprof, palestra sobre a Operação Álcool Zero, ministrada pelo Comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), major Márcio. No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas.
Acidentes de trânsito são o segundo maior problema de saúde pública do país, perdendo somente para a desnutrição. Os custos do governo federal com acidentados no trânsito chegam a R$ 28 bilhões por ano – gastos em hospitais, seguro de saúde e automóvel, mobilização de policiamento e ambulância e pagamento de profissionais.
Com base nesses dados, a diretoria do Detran quer que os servidores do órgão sejam divulgadores do trabalho de combate à mistura de álcool e direção e possam se engajar. “A ideia é de que, depois dessa palestra, algumas pessoas se interessem em participar da campanha como voluntários e nos ajudem a massificar a realidade do uso de bebida misturada à direção de veículos”, disse a gerente de Educação de Trânsito, Geny Polanco.
A operação Álcool Zero, que completará um ano de criação em março, possui três focos: fiscalização, educação e sensibilização. “Se não houver sensibilização de nada adianta”, explicou o palestrante. “E a idéia é envolver os servidores, que, aliás, já possuem amplo conhecimento sobre a legislação de trânsito. Agora queremos também servir de modelo nesse trabalho de segurança pública no trânsito. Até porque, se não dermos o exemplo, não iremos convencer”, finalizou.