Servidores do Detran recebem capacitação em atendimento

Curso pretende aperfeiçoar modo de prestação de serviços

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Foram capacitados 90 servidores, todos eles integram setores da autarquia que atendem diretamente o público (Foto: Assessoria Detran)

Estereótipos negativos sempre estiveram presentes quando o assunto é atendimento ao público. Pensando em modificar essa perspectiva junto à população acreana, o governo do Estado tem estabelecido uma série de ações para a humanizar o serviço público, valorizando os servidores e, consequentemente, proporcionando o aperfeiçoamento no modo como os serviços são prestados à comunidade.

Entre essas ações está a palestra “Excelência no Atendimento”, oferecida aos funcionários do Detran no auditório da Organização em Centros de Atendimento (OCA) e ministrada pelo assessor técnico da diretoria da entidade, Airton Queiroga. Idealizada pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), é um dos meios de difundir a política de atendimento ao cidadão, instituída pelo decreto 3.357, de 20 de agosto de 2008.

De maneira descontraída, o palestrante aborda a seriedade com que deve ser tratada a prestação de serviços públicos, de modo a garantir sua qualidade e celeridade, ao mesmo tempo em que possibilite aos usuários exercer seu direito à cidadania. “A palestra serve para esclarecer e entender que cada um está no seu local de trabalho para atender o cidadão. Atender com educação, para que ele saia satisfeito”, comenta uma das participantes, Conceição Valente.

Foram capacitados 90 servidores, divididos em três turmas. Todos eles integram setores da autarquia que atendem diretamente o público. O responsável pelo apoio à humanização do Detran, Elomar Chaves, explica como se desenvolveu essa atividade. “Acreditamos que é sempre necessária a reciclagem nas políticas de atendimento. Então, a atual diretoria nos pediu que entrássemos em contato com a Secretaria Adjunta de Humanização e agendássemos essa palestra para os nossos servidores”, disse.

“A política de atendimento ao cidadão faz com que o departamento possa se reunir para fazer uma reflexão sobre a importância da excelência no atendimento. Porque nós somos servidores, mas é bom lembrarmos também que, em alguns momentos, somos usuários do serviço”, afirma o diretor de operações do Detran, major Teles.

Estabelecido juntamente com a criação da OCA, o decreto 3.357/08 possibilitou normatizar os princípios e diretrizes da política de atendimento, bem como as atribuições dos integrantes da rede de representantes dos centros de atendimentos integrados. A palestra oferecida ao Detran também está aberta a agendamentos a todas as instituições do governo do Estado.

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