Servidores do Depasa recebem certificado de treinamento do Teste Colilert para análise da água

Servidores da Divisão de Controle da Qualidade da Água do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) receberam, nesta semana, o certificado pela participação no treinamento do Teste Colilert para detectar presença, ausência e quantificação de coliformes fecais na água.

Ministrada pela Idexx Laboratories, a formação tem como principal objetivo o aperfeiçoamento profissional dos servidores que atuam na manipulação e armazenamento de insumos e materiais utilizados na análise de qualidade da água do Depasa.

Servidores do Depasa recebem certificado de treinamento do Teste Colilert para análise da qualidade da água. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Considerando o momento de pandemia, neste ano o treinamento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de todos os profissionais do laboratório do Depasa em Rio Branco. “Foi um momento bem importante, em que tivemos oportunidade de esclarecer dúvidas referentes aos procedimentos que realizamos para análise da água,” avaliou a bióloga Raimunda de Sousa Sá.

Controle de qualidade

Em Rio Branco, a análise bacteriológica da água que sai da ETA e da rede de distribuição da água da capital é realizada diariamente. Para fazer as análises, o laboratório do Depasa utiliza a tecnologia do substrato definido enzimático para detectar de forma simultânea coliformes totais e E. Coli na água. Essa abordagem minimiza a incidência de falsos positivos e falsos negativos.

Para obter um controle mais rigoroso, são feitas análises de amostras no reservatório e na rede. Os testes verificam nível de pH (que identifica se a água é ácida, neutra ou alcalina), turbidez (que reflete o grau de transparência), cor aparente (que mede o grau de coloração), cloro residual (utilizado no processo de desinfecção, que tem a função de eliminar agentes patogênicos causadores de doenças, tais como microrganismos), além dos parâmetros microbiológicos que avaliam a presença de coliformes totais e fecais, que indicam a existência de bactérias nocivas ou não no processo final de tratamento, tudo dentro dos padrões exigidos pela legislação.

Em atendimento à Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, o relatório é repassado aos órgãos de vigilância sanitária e ambiental na capital e interior. Todos os dados são informados ao Sistema Nacional de Controle e Vigilância da Água (Siságua). O resultado das análises das amostras também é informado ao usuário na conta de água. O trabalho contínuo tem garantido água tratada dentro dos padrões recomendados.

“Até chegar à casa do usuário, a água tratada pelo Depasa percorre um longo caminho, e nosso cuidado diário é para garantir que essa água chegue a todos os usuários com o padrão de qualidade recomendado”, lembrou a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter