Servidores do Depasa participam de atividade em alusão ao Novembro Azul

Gestores e servidores do setor operacional do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) participaram nesta terça-feira, 23, de palestra e ações de prevenção em saúde. Realizada pelo governo do Estado do Acre, por meio do Depasa, a ação contou com a parceria da Diretoria de Assistência à Saúde do Município de Rio Branco.

Como parte da Campanha Novembro Azul, de forma integrada, a atividade levou aos trabalhadores informações sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata, hipertensão, diabetes e saúde da população negra, além de disponibilizar testes rápidos para e vacinas contra gripe e Covid-19.

De forma integrada, ação levou aos trabalhadores informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e outras doenças Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Servidor da Divisão de Esgotamento Sanitário do Depasa, Elivan Filho aproveitou para realizar os testes rápidos. “Normalmente, a gente precisa se ausentar do serviço para ir ao médico, fazer exames, então uma ação assim é sempre muito bom”, disse.

Antônio Farias, da Divisão de Combate a Vazamentos, reforçou a importância da ação para sensibilizar os homens sobre os cuidados com a saúde. “É uma ação importante, principalmente para orientar as pessoas que não têm o cuidado de se proteger. O câncer de próstata é uma doença perigosa, que se não for tratada, quando a pessoa for cuidar, já é tarde”.

Ao falar aos trabalhadores, o enfermeiro Francisco Holanda lembrou que independente da campanha, o cuidado com a saúde deve ser diário: “Todos os dias a gente pode se cuidar”.

Aos 64 anos de idade, e há mais de 20 no Depasa, Francisco Lima, conhecido entre os colegas como “bigode”,  conta sempre com o auxílio da filha para manter a saúde em dia. “Confesso que sou meio descuidado, mas minha filha está sempre atenta, e quando precisa me leva ao médico e para fazer exames. Esse ano, já fiz todos meus exames, e deu tudo certo”, disse.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra enfatizou o compromisso da gestão Gladson Cameli com a valorização e o bem-estar dos servidores: “Os trabalhadores são os maiores  patrimônio do Depasa, sem eles nada acontece. Ações como essa só demonstram o respeito e zelo para com todos que diariamente nos ajudam a fazer o Depasa funcionar”.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter