exames preventivos

Servidores do Depasa participam de atividade alusiva ao Outubro Rosa

Servidores do Depasa participaram nesta quarta-feira, 20, no auditório da Biblioteca Pública, de roda de conversa sobre Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero. Como parte da Campanha Outubro Rosa, a ação, realizada pelo governo do Estado, por meio da Rede Estadual de Humanização, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde, teve como principal objetivo alertar sobre a importância dos exames preventivos.

Servidores do Depasa participam de roda de conversa sobre Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Durante o diálogo com os servidores foram esclarecidas questões relativas aos vários tipos de câncer, autoexame e outras formas de prevenção. “Muita gente não sabe, mas além das mulheres, homens também podem ter câncer de mama. O que a gente quer é alertar a todos que façam seus exames preventivos, pelo menos uma vez por ano procurem a unidade de saúde para realizar seus exames. Com o diagnóstico precoce, a cura é de praticamente cem por cento”, destacou a responsável pelo Programa Saúde da Mulher do Município de Rio Branco, Ângela Oliveira.

Em apoio à iniciativa, o diretor-presidente do Depasa em exercício, Jader Maia, enfatizou a importância da prevenção durante todo o ano: “ É importante que todos nós, homens e mulheres estejamos voltados a esse problema, não só no mês de outubro. Mas que durante todo o ano possamos acompanhar  e dar algum tipo de suporte, principalmente às pessoas de baixa renda, do interior do estado,  para que tenham acesso aos exames”.

Servidora do Depasa desde o ano de 2015, Carolina Nascimento compartilhou com os presentes o desafio de vencer um câncer de ovários. “ Embora hoje a gente tenha acesso à informação, quando nos deparamos com uma doença dessa a gente descobre que sabe muito pouco. O câncer que tive aconteceu muito por eu não ter me cuidado, não ter cuidado no tempo certo. Quando descobri já estava no estágio avançado com o câncer se espalhando. Precisei fazer cirurgia, quimioterapia, perdi pelos, fiquei careca. Não é fácil, mas graças a Deus consegui vencer essa etapa”, relatou ao endossar a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Exames de prevenção

Servidores foram orientados a buscar a atendimentos de saúde periodicamente. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Ainda como parte da programação foram disponibilizados aos participantes serviços de rastreamento para PCCU e mamografia; testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C; aferição da pressão arterial, teste de glicemia além de vacinas contra a gripe, tétano e Covid-19.