treinamento

Servidores do Acre participam de capacitação para aumentar a produção de castanha-do-brasil

Para aumentar a produção de castanha-do-brasil no Acre, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) recebeu o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa-RO) com uma capacitação que aborda boas práticas para a produção de mudas de castanheiras, o que, consequentemente, colabora para o reflorestamento da natureza.

Servidores da Sepa e demais profissionais de Rondônia. Foto: cedida.

“Essa capacitação quis mostrar uma técnica para produção de mudas de castanheira em miniestufas, levando em consideração o aspecto da propriedade do extrativista e da colocação dos castanhais. Além disso, é uma maneira de adicionar uma renda para o produtor rural”, disse a engenheira da Sepa, Eneide Taumaturgo.

Manejo de sementes de castanha-do-brasil. Foto: cedida.

As miniestufas de castanhas-do-brasil fazem parte de uma nova técnica da agricultura orgânica. Além de ser uma prática de baixo custo para o produtor também traz outros benefícios, como o reflorestamento. Em virtude do novo método, há também um ganho no desenvolvimento vegetativo das mudas via enxertia, que crescerão de maneira regular.

 Sepa planeja capacitar 360 extrativistas

A equipe da Sepa, formada por agrônomos e demais especialistas, irá replicar o conhecimento técnico apresentado na capacitação para a Reserva Extrativista Chico Mendes e para os municípios de Xapuri, Capixaba, Epitaciolândia, Assis Brasil e outros que já trabalham na cadeia produtiva da castanha.

Capacitação em Rondônia com os servidores da Sepa e demais profissionais. Foto: cedida.

A capacitação contou com a participação de 4 técnicos da Divisão de Apoio Familiar e Indígena da pasta de Produção e Agronegócio. O intuito é melhorar a produção da castanha-do-brasil, evidenciando as boas práticas, que contemplam a colheita, armazenamento adequado do produto e transporte.

A primeira capacitação está prevista para novembro, em Xapuri, mediante o recurso do programa Rem KFW fase II, que tem fortalecido as cadeias produtivas do Acre. A cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido tem gerado bons resultados para os acreanos. A sigla REM significa REDD Early Movers, em português REDD+ para pioneiros.