Servidores da SGA aprendem sobre práticas ambientais no ambiente de trabalho

 

Servidores aprendem sobre práticas sustentáveis no serviço público (Foto: Teddy Falcão)

Servidores aprendem sobre práticas sustentáveis no serviço público (Foto: Teddy Falcão)

Mais de 40 servidores da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) assistiram à palestra “Práticas Ambientais no Serviço Público”, realizada nesta quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda.

 

O evento, que foi uma das primeiras ações desenvolvidas pela Comissão Interna das Boas Práticas Sustentáveis, da SGA, é resultado da parceria firmada com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

O palestrante Adriano Alex Santos, técnico do Departamento de Educação e Difusão Ambiental da SEMA, abordou diversos aspectos de práticas ambientais, que, segundo ele, podem ser aplicadas no serviço público e no ambiente familiar.

“Essas práticas dependem muito da sua consciência como cidadão. A conduta de cada um como cidadão consciente deve se ramificar para os demais servidores. Então se você tem boas práticas no ambiente de trabalho, você terá em casa também e vice versa”, explica.

Jairo Rosa Paulino, da Comissão Interna das Boas Práticas Sustentáveis, da SGA, conta que outras atividades devem ser desenvolvidas ao longo do ano para estimular nos servidores a responsabilidade socioambiental de cada um.

“Essa foi a nossa primeira ação. Temos um calendário de atividades para desenvolver com os servidores de forma a incentivá-los a ter um comportamento mais sustentável no dia a dia”, disse.

Durante a palestra, os servidores tiveram a oportunidade de aprender diferentes formas de mudar o comportamento no ambiente de trabalho e assim colocar em prática os critérios de gestão socioambiental.

“Eu penso que a principal contribuição da palestra foi o despertar da consciência e educação ambiental dos servidores presentes. A redução, reutilização e reciclagem dos materiais que utilizamos são ações que podemos aplicar no dia a dia do nosso ambiente de trabalho, efetivando a redução de custos para o Estado de forma sustentável”, contou Valdemir Sotero Junior, gestor de políticas públicas da SGA.

No próximo dia 22, os servidores da SGA devem receber canecas de porcelana personalizadas, como forma de economizar o consumo de copos plásticos na secretaria. Na solenidade de entrega, os funcionários ganharão também blocos de anotação confeccionados com papel reaproveitado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter