Servidores da SEPN realizam “Dia de Campo” na horta do Calafate

Ontem foi realizado do “Dia de Campo” na Horta Comunitária do Calafate. Os servidores da Secretaria Estadual de Pequenos Negócios (SEPN) se uniram à comunidade no trabalho com a terra e juntos realizaram o plantio nos canteiros. A horta foi criada há quatro meses e o trabalho é realizado por moradores do Residencial Aroeira – de casas beneficiadas pelo governo do Estado -, em Rio Branco.

A Safra cedeu o microtrator para a ação na horta (Fotos: Rodrigo Rezende)

Safra cedeu o microtrator para a ação na horta (Fotos: Rodrigo Rezende)

Contribuir com o trabalho desenvolvido pela comunidade foi uma experiência muito gratificante. Eu gostaria de que esse exemplo fosse seguido por outros secretários, levando sua equipe para um dia de campo, para que os servidores possam ter um contato mais próximo com as pessoas que apoiamos”, afirma o servidor da SEPN Hamilton Junior.

A atividade foi de preparação do solo, com arado e limpeza do terreno. Em seguida, foram feitos os canteiros com a “tobata”, um microtrator cedido pela Secretaria de Municipal de Agricultura e Floresta (Safra). Enfim, a adubação e o replantio, feitos pelas mulheres da comunidade, que incluíram cebolinha, cebola, coentro, couve e quiabo.

“Nós estamos trabalhando com o biofertilizante, um composto agrícola de baixo custo que tem dois objetivos básicos: a adubação e o controle de praga e doenças. É feito com esterco, farinha de osso, cinza e restos vegetais. Por isso não é agressivo com o meio ambiente”, explica o engenheiro agrônomo Igor Honorato.

As hortaliças cultivadas garantem a subsistência das famílias beneficiadas e abastecem a creche Marlene Garcia. O excedente é um meio de adquirir renda, pois as verduras são vendidas no bairro. “Hortas Comunitárias” é uma iniciativa apoiada pelo governo do Estado, por intermédio da SEPN.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter