Servidores da saúde participam de palestra sobre câncer

O câncer já é a segunda maior causa de morte no Brasil (Foto: Assessoria Sesacre)
O câncer já é a segunda maior causa de morte no Brasil (Foto: Assessoria Sesacre)

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a direção do Hospital do Câncer realizaram, na manhã desta terça-feira, 8, uma palestra na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O objetivo foi informar aos funcionários públicos e à população do estado sobre a doença e seus principais fatores de risco.

A oncologista Lyvia Bessa expôs as principais causas, fatores de risco e métodos preventivos relacionados à doença, que já é a segunda maior causa de morte entre os brasileiros. “Pesquisas demonstram que, em até 10 anos, o câncer será a primeira maior causa de morte no mundo, pois está associado ao sedentarismo, má alimentação, tabagismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, enfim, a um estilo de vida desordenado que impera na sociedade atual”, explica.

Ainda de acordo com Lyvia, o objetivo da palestra foi demonstrar que a mudança de hábitos pode ser um fator de prevenção essencial para a doença. “A prática de exercícios físicos, uma boa alimentação a base de frutas, verduras e legumes, parar de fumar e beber, tudo isso contribui para que a chance de adquirir a doença diminua bastante”, alertou.

Para a diretora da Escola do Legislativo da Aleac, Núcia Fernandes, é fundamental levar esclarecimentos sobre o câncer à população. “Nós temos colegas de trabalho que morreram em virtude da doença e outros que estão em tratamento. Então, é uma oportunidade de promover o enfrentamento dessa enfermidade, que é um problema social”, relatou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest