Processo de formação técnica, conceitual e específica para os 400 servidores terá duração de 45 dias
Quanto tempo você leva para resolver um problema burocrático em um órgão público? Se considera o tempo superior ao que avalia como justo para aguardar o serviço saiba que esta preocupação não é somente sua. Para atingir o padrão de excelência no atendimento ao cidadão, a coordenação da Central de Serviços Públicos OCA Rio Branco realiza a partir desta segunda-feira, 4, um curso de capacitação para os 400 servidores que irão compor toda a estrutura da OCA com 250 serviços e previsão para 5 mil atendimentos diários. Durante um mês e meio, os servidores dos 26 órgãos vinculados ao projeto passam pelo processo de formação que irá finalizar a dinâmica do serviço iniciado há dois anos em projeto piloto que hoje realiza 200 atendimentos diários a mais do que o planejamento inicial.
Um terço do total de trabalhadores é contratado por empresa terceirizada. Os demais, 275 trabalhadores, são servidores do Estado. São psicólogos, gestores públicos e técnicos em gestão que passarão pelo processo de formação que inclui capacitação técnica e conceitual durante um mês e meio. As turmas serão divididas em dois grupos de 200 pessoas e as aulas serão ministradas em dois turnos na Uninorte. Cada grupo de profissionais passará ainda por capacitação específica adequada à sua área de atuação. Entre palestras e mini-cursos estão temas como Ética e cidadania no exercícioda função pública, Guia do Usuário dos Serviços Públicos: conceitos, diretrizes e aplicações práticas, Governo eletrônico: modelo tecnológico, diretrizes, e principais aplicativos e novas tecnologias e Sistema de Atendimento.
A coordenadora de gestão de pessoas da diretoria da OCA, Margareth Cavalcante, explica que a formação tem o objetivo de preparar a unidade para oferecer atendimento rápido e de qualidade ao buscar e promover um nível de excelência nos serviços que estarão disponíveis à população. O tempo médio previsto para o atendimento será de 15 minutos dependendo dos serviços que o cidadão irá acessar. "Isso sem contar com o fato de o prédio da OCA estar em um ponto privilegiado, no centro da cidade, reunindo os principais serviços de apoio ao cidadão", diz a coordenadora. São 9 mil metros quadrados, 250 serviços com suas variadas possibilidades oferecidos por 26 órgãos trabalhando em parceria, em horário de atendimento ininterrupto de 8h00 às 18h00.
Um guia com a descrição detalhada desses serviços, onde e como acessá-los está sendo concluído e estará disponível aos usuários que contarão ainda com telecentros, acesso a pontos de internet gratuita, estacionamento, fraldário, brinquedoteca, cafeteria e copiadora em dois pisos. "Nos preparados para atender 500 pessoas por dia no projeto piloto instalado no Parque da Maternidade e hoje chegamos às 700 pessoas", afirma Margareth Cavalcante.
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Órgãos públicos que atuarão juntos na OCA
Acreprevidencia ( SGA/Arquivo)
Banco do Brasil ( + BB)
Corpo de Bombeiros (CBMAC)
Caixa Econômica Federal ( CAIXA AQUI)
COHAB
Defensoria Pública
DETRAN
Departamento de Polícia Federal (DPF)
ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
ELETROBRÁS
Inclusão Digital e Serviços pela internet
Instituto de Identificação
SEFAZ/CPL
PMRB – Prefeitura Municipal de Rio Branco ( CAC e RBTRANS)
PROCON
SEDES
SEE
SESACRE
SINE
SISTEMA FÁCIL ( SEBRAE)
Junta Comercial
Corpo de Bombeiros (CBMAC)
Secretaria de Finanças Municipal
Secretaria da Fazenda ( SEFAZ)
SEDUOP – Secretaria de Obras
Vigilância Sanitária Estadual
Vigilância Sanitária Municipal)
TRE
Tribunal de Justiça
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