Cursos que beneficiarão 400 profissionais acontecem em horário de trabalho
O Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, em parceria com a Divisão de Informática e Modernização da Informação da Secretaria de Educação, capacitará até setembro do corrente ano, cerca de 400 servidores das secretarias das escolas, responsáveis pela alimentação de dados escolares, no Sistema Integrado de Gestão Escolar -SIGE. O objetivo é dinamizar o serviço, sem a necessidade da contratação de digitadores, além de garantir a inclusão digital dos servidores de apoio administrativo das escolas.
Para garantir a eficácia no processo de formação, o NTE vai disponibilizar aos servidores lotados nas secretarias das escolas, material didático impresso para que eles possam consultar, quando surgirem dúvidas, mesmo após o curso. A primeira turma com 25 servidores, iniciou o treinamento nesta segunda-feira, 25 nos laboratórios da UAB/SEE e do próprio núcleo, das 8h às 11 horas. As aulas que acontecerão durante o horário de expediente dos funcionários, serão ministradas por técnicos do NTE.
“Eu acho muito importante o que o governo está fazendo com os funcionários, pois contribui com nosso crescimento como cidadão, além de melhorar minha qualidade como profissional”, declara a digitadora da Escola Madre Hidelbranda da Pra, Euricélia Albuquerque da Silva, que já foi beneficiada com outros quatro cursos oferecidos pelo governo.
Entre os cursos oferecidos, estão os de informática básica, internet e Sige, com carga horária de 30horas/aula, para os servidores que não possuem conhecimentos sobre estes programas, e de 15 horas/aula, para os que necessitam apenas de atualização.
O Sige é um programa de gerenciamento acadêmico, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da SEE, e visa proporcionar agilidade e eficiência na gestão educacional no que diz respeito a matrículas, histórico escolar, relatórios gerenciais e demais documentos referentes à vida acadêmica.Outro fator relevante do sistema, é a maior integração que ele proporciona entre as escolas e a Secretaria de Estado de Educação – SEE.