Servidores do Acre participam de competição de programadores em Brasília

Servidores do Acre são os únicos da região Norte a participar de evento que reúne profissionais de diversos setores (Foto: Marcela Chaar/Secom)
Servidores do Acre são os únicos da região Norte a participar de evento que reúne profissionais de diversos setores (Foto: Marcela Chaar/Secom)

Os analistas de sistemas Jhonny Wyllyans e Israel Braga, que trabalham na Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) do Estado do Acre, estão participando de uma competição hacker proposta pelo governo federal. O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) do governo estadual, Carlos Rebello, explica que a competição é conhecida como “hackethon” e significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma rápida) e “marathon” (maratona).

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers de interface e de WEB, e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico, geralmente com fins sociais ou educacionais.

A maratona pode durar entre um dia ou uma semana. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking, participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação.

Rebello explica que neste tipo de competição é disponibilizada uma base de dados e lançado um desafio para ser cumprido até uma data estabelecida pelos organizadores da competição.

Acre é destaque

A Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil, o “Hackathon das OSCs”, foi realizada entre os dias 21 a 25 de maio, sendo os dias 24 e 25 dedicados exclusivamente para a elaboração do projeto que a equipe concorre na hackethon.

“Nenhum acreano havia participado de um hackethon como este. Quando dizíamos que somos do Acre as pessoas ficavam admiradas e isso já mostra que temos potencial, de como estamos nivelados a outros estados. Quando vemos isso à autoestima fica alta”, conta Israel Braga.

De acordo com o diretor da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), André Gasparini, a dupla de servidores foi estimulada a entrar na competição assim que os coordenadores Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e DMA souberam que as inscrições para o evento estavam abertas. “Eles entraram quase no dia que encerram as inscrições, mas a tempo de termo o Acre bem representado.”

A criação da solução

Os acreanos optaram por trabalhar com a base de dados disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os dados referem-se ao Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).

“O desafio lançado era criar uma nova solução que pudesse auxiliar as organizações civis a entrar com o requerimento de certificação de entidades sem fins lucrativos. Hoje todo o processo é feito via Correios. As entidades encaminham a documentação para o Cebas, o Cebas analisa e devolve. Todo o tramite é feito via correios até que o processo seja concluído e isso leva muito tempo”, explica o servidor público e competidor Jhonny Wyllyans.

O grupo construiu um sistema que permite que esse trâmite seja totalmente informatizado, possibilitando ganho de tempo e redução de gastos. “Com o aplicativo desenvolvido por eles o processo deve ser acelerado, transparente e com maior controle dos processos por parte da gestão”, completa Carlos Rebello.

Wyllyans afirma que observar e avaliar como está o desenvolvimento na área de sistemas e programações em outros estados é importante para quem trabalha neste setor. “Além do desafio que é pegar um projeto para solucionar e tentar ajudar alguém em apenas dois dias. Estamos ajudando uma instituição, se a gente não ganhar, mas vê o projeto ser executado já será válido. Será nosso nome num projeto que auxilia as pessoas.”

Os vencedores da hackethon serão anunciados na próxima quarta-feira, 11, em Brasília.

Investimento em quadro de servidores de excelência

O coordenador de TICs, Carlos Rebello, frisa que como gestor é gratificante ver o crescimento profissional da equipe. Ele revela que antes de fazer parte da equipe de gestores na área de analista de sistemas, Jhonny Wyllyans era estagiário da DMA.

“Na gestão de Tião Viana implementamos na Dtic e DMA uma política forte de investimentos em estagiários e na inovação, são em torno de 30 estagiários hoje. Parte da minha equipe de excelentes profissionais é fruto dessa formação. Ajudamos a formar o futuro desses garotos ao dar oportunidade de trabalhar com desafios concretos. Não temos dúvida da capacidade criativa dessa equipe e dos demais estudantes acreanos”, finalizou Rebello.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter