Servidoras do sistema de Segurança Pública iniciam Curso Operacional Integrado

Promovendo capacitação e desempenho das forças de segurança do Acre, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou na manhã desta segunda-feira, 17, o primeiro Curso Operacional Integrado (COI) composto apenas de mulheres, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco. A capacitação começa nesta segunda e vai até o dia 22 de junho, com carga de 60 horas-aulas.

Segurança Pública oferece primeiro Curso Operacional Integrado feminino nesta segunda-feira, 17. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O curso de nivelamento técnico-operacional, destinado ao aperfeiçoamento de servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp), tem o objetivo de implementar um conjunto de ações integradas para obter resultados efetivos na área de segurança e prevenção da criminalidade por meio de práticas de abordagem policial, armamento, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e nivelamento técnico.

COI é destinado ao aperfeiçoamento de servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp). Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que a capacitação é fundamental para as atividades da segurança pública. “O treinamento é essencial para o Sisp, sendo um diferencial necessário para nossa atuação dinâmica contra o crime, para assim buscarmos melhores formas de combater a criminalidade e melhores formas de prestar serviço para a sociedade acreana”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que a capacitação é fundamental para as atividades da segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador-geral do curso, coronel Vandernilson Perez, explica que a formação visa uniformizar práticas operacionais comuns das instituições que compõem o Sisp, nessa edição voltada apenas para as profissionais do sexo feminino. “Esse é o primeiro curso voltado somente para as mulheres, onde temos a participação de 40 operadoras de segurança de todas as forças, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.

Coordenador-geral do curso, coronel Vandernilson Perez. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A primeira mulher piloto do Estado, Priscila Paiva, fala da importância de ter um curso operacional com foco no público feminino. “Estar participando da primeira edição do curso e ser a única operadora do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer) é motivo de honra, porque a gente representa uma segurança pública que tem mulheres fortes, aguerridas, competentes e capazes, tanto quanto os homens. Espero que essa seja só a primeira de muitas edições”.

A primeira mulher piloto do Estado, Priscila Paiva. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O COI já formou 471 operadores de segurança em todo o estado do Acre. E em outubro serão realizadas mais duas edições do curso para mais 80 mulheres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter