Saúde da Criança

Serviços de saúde bucal são oferecidos na Cidade da Criança

A ação é um ponto importante para mostrar o trabalho de prevenção e também fazer um panorama de como encontra-se a saúde bucal dos pequenos acreanos.

Quem visita o evento Cidade da Criança no sábado, 12, e domingo, 13, encontra diferentes tipos de entretenimentos para as crianças. O estande ‘Saúde da Criança’, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fica localizado logo na entrada e disponibiliza atendimento de saúde bucal, fruto da parceria com o projeto ‘Um sorriso do tamanho do Brasil’, da Associação Brasileira de Odontologia(ABO).

Além dos olhos, o sorriso dos pequenos também fica iluminado depois de receberem as instruções de como escovar bem os dentinhos. Ainda, a equipe realiza no domingo, 13, o serviço de restauração para aquela criança que precisa, como explica Caio Tojal, que está à frente do projeto.

“Todos são acadêmicos de odontologia voluntários. Nós trabalhamos com atividades de escovação orientada, aplicação tópica de flúor e também fazemos a restauração provisória nas crianças que a gente identifica que existe alguma necessidade”, explicou Caio.

Serviço de restauração também é oferecido no espaço Foto: Odair Leal/Sesacre

No momento de orientar, os fantoches chamam a atenção dos pequenos. Para a criança tudo acaba virando diversão, mas elas levam a sério as explicações passadas pelos acadêmicos, conta Caio. “Eles se divertem muito. A gente faz primeiro a palestrinha, contando como a cárie destrói os dentes e eles ficam com vontade de escovar os dentes”, contou.

O trabalho de prevenção voltado para a saúde bucal das crianças vai além, pois, segundo Antônia Gadelha, técnica do setor de humanização, foram disponibilizados mais de dois mil quites para o cuidado em casa. “Uma escovinha, creme dental juntos com uma orientação para os pais das crianças cuidarem dos dentinhos deles em casa. Foi tudo muito bem organizado e feito com de bom gosto”, destacou.

Mais de dois mil kits serão distribuídos nos dois dias Foto: Odair Leal/Sesacre

Não houve chuva e nem sol suficientes para desanimar a equipe que empenhou total esforço para organizar o espaço para receber as crianças. Foram dois dias de muito trabalho, conta Antônia.

“Nós ficamos lá ontem [sexta-feira, 11] o dia inteiro, organizando o estande e o deixamos muito bonito, arrumadinho para as crianças serem atendidas com as palestras. E isso é que é importante, realmente colocamos o ‘nosso bloco na rua’ como dizem por aí, para mostrar para a sociedade o trabalho que a Sesacre desempenha”, enfatizou Antônia Gadelha.

Somente no primeiro dia de evento, cerca de 100 crianças voltaram para suas casas com “um sorriso do tamanho do Brasil”, devidamente higienizado.