Boca saudável

Serviço de odontologia do Saúde na Escola já atendeu mais de 148 mil alunos da rede pública

Ravel e o sorriso de quem aprovou o atendimento da odontóloga Rebecca Queiroz (Foto: Alexandre Noronha)

Os alunos das escolas públicas de Rio Branco contam com tratamento odontológico a custo zero pelo programa Saúde na Escola, que já existe há 17 anos no estado. Desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, o programa já atendeu quase 149 mil crianças e adolescentes, desde sua criação.

São 15 consultórios odontológicos distribuídos em escolas da capital e em Cruzeiro do Sul. O atendimento é feito por região. Os alunos das escolas que possuem o consultório são atendidos durante o horário de aula.

“Durante o primeiro atendimento é feito uma limpeza no dente da criança, fazemos avaliação e agendamos as próximas consultas”, explica Rebecca Queiroz, dentista da Escola Samuel Barreira, no Bosque, onde são atendidas 16 crianças por dia. Rebecca é uma dos 28 odontólogos que atuam no programa de Saúde Bucal.

Já os alunos de escolas que não possuem consultório precisam levar declaração de que estão devidamente matriculados e frequentando as aulas no consultório da escola da região para agendar uma consulta.

Segundo o coordenador da equipe de odontologia do programa, Rutênio Sá, o objetivo é promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da saúde bucal. “Prestamos assistência aos alunos, sem a necessidade de agendamento em centros e postos de saúde. Sabemos que dentes bem cuidados são essenciais para garantir a saúde dessas crianças e adolescentes”.

Além dos procedimentos de clínica geral, tratamento de canal e odontopediatria – para crianças com menos de seis anos de idade – e tratamento ortodôntico (implantado em 2013), o programa também investe em prevenção, por meio de ações educativas, como distribuição de escovas e cremes dentais para alunos de pré à quarta série, escovação supervisionada, aplicação de flúor e palestras sobre higiene bucal.

Ravel Ferreira, 9 anos, aluno da escola Samuel Barreira, já é paciente do programa e nem teve medo ao ter que passar por uma obturação. Segundo ele, o atendimento é nota 10. “Eu acho muito bom ser atendido na escola. Gosto muito porque é rápido e a dentista é muito legal e deixa a gente bem à vontade. Estão de parabéns”, disse entre risos.