cirurgia_neurologica_epelepsia_10_04_2015_angela_peres-9
Com o serviço de neurologia, o Estado parou de enviar pacientes a outros centros TFD (Foto: Arquivo Secom)

Consolidados no Acre desde 2014, os serviços neurológicos que englobam as cirurgias de epilepsia ganham na próxima semana uma moderna aparelhagem.

Com isso, o Acre passa a contar com um dos mais atualizados e completos centros neurocirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão entregues ao centro cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco um neuronavegador, aspirador ultrassônico, novos sistemas de drill eletrônicos e estertotaxia e material de by-pass extraintracraniano, equipamentos que permitem à equipe de cirurgiões localizar e atuar em áreas profundas do cérebro com menor risco de lesões ao paciente. Além disso, ocorre também a conclusão do treinamento especializado a toda a equipe médica.

“O governo do Estado vem cumprindo a promessa de não deixar haver diferenças na saúde do Acre em relação ao eixo Rio-São Paulo. O centro cirúrgico disporá do que há de mais refinado em tecnologia médica e, mais importante ainda, uma equipe altamente treinada”, comemorou o neurocirurgião Ivan Ortiz.

Além do neuronavegador, também foram adquiridos pelo Instituto Neurológico da Amazônia Ocidental (INAO), empresa contratada para realizar as cirurgias neurológicas no Estado, um aspirador ultrassônico, que quebra e aspira as células tumorais, e dois craniótomos, equipamentos que permitem a realização de cortes com maior precisão e segurança.

“Eles se juntam ao microscópio cirúrgico Zeiss, de tecnologia alemã, que permite realizar exames durante o procedimento cirúrgico. Esses equipamentos já estão sendo utilizados no Hospital das Clínicas pelos profissionais do INAO no Acre”, garantiu Ortiz.

Desde a implantação do serviço de neurologia, o Estado parou de enviar pacientes a outros centros pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que exigia altos custos com transportes especializados e muita espera por vagas em hospitais de referência do país.

As cirurgias de cura da epilepsia são apenas alguns dos procedimentos que a equipe de neurologia do governo do Estado oferece aos pacientes.