Trabalhar a energia interior e proporcionar saúde ou cura de doenças, controlar a mente e limpar o espírito são umas das funções da automassagem. Com essa lógica, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lança o serviço de automassagem direcionado aos profissionais de saúde, bem como aos pacientes internados nas unidades hospitalares, para promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida de todos.
O projeto de automassagem foi incentivado pela primeira-dama Marlúcia Cândida e pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, para que as pessoas, principalmente os servidores, adquiram o conhecimento de se cuidar através de exercícios físicos respiratórios – milenares da medicina chinesa, como forma de manter a saúde e o bem-estar no dia a dia do servidor, da família e da comunidade.
A ação que teve início em março está sendo desenvolvida – de segunda a sexta-feira, em dias alternativos, na Sede da Sesacre, no Hospital do Idoso e na Maternidade Bárbara Heliodora, por meio do Programa Atitude, Saúde e Bem Viver, que há mais de um ano oferece atividades para melhorar a qualidade de vida do servidor, promovendo a saúde individual e coletiva no ambiente de trabalho. A ideia é levar o projeto a todas as unidades estaduais de saúde.
“A prática regular de automassagem é recomendada para aqueles que desejam operar grandes transformações dentro de si e querem se manter em harmonia com a natureza”, garante Bento Marques, massoterapeuta responsável pelo programa de automassagem da Sesacre.
Para Bento, a observação mostra que as pessoas que praticam a automassagem regularmente adoecem menos, manifestam mais vitalidade, equilibram suas emoções e percebem suas mentes mais claras e lúcidas. A prática de automassagem pode ser considerada um laboratório para a vida, no qual o praticante é estimulado a desenvolver uma atitude mental centrada e observadora.
“Essa atitude é treinada a cada prática e assim, a pessoa consegue transferir isso para sua vida cotidiana. Trabalha basicamente o corpo – instrumento da ação, mas seu foco vai além do desenvolvimento físico. A automassagem é uma técnica que utiliza os mesmos princípios da acupuntura. É um investimento próprio e a prática grupal possibilita um intercâmbio saudável entre pessoas”, afirma Marques.
De acordo com o secretário adjunto de atenção à saúde, Amsterdam Sandres, responsável pelo programa, as ações desenvolvidas melhoraram a vida dos servidores. Alguns trabalhadores apresentavam um nível elevado de estresse, problemas de coluna, dores nas articulações, altas taxas de glicose e colesterol.
A coordenadora do programa Ana Maria Alves informa que uma pesquisa recente aponta melhora no quadro geral de saúde dos funcionários. Atualmente, os trabalhadores participam de ginástica laboral duas vezes por dia, ginástica aeróbica ao final do expediente 3 vezes por semana, hidroginástica, além de atividades de lazer, meditação, humanização e socialização.
“Agora eles terão mais uma opção, que é automassagem, onde terão a oportunidade de treinar suas energias, tanto internas como externas, numa ginástica praticada regularmente para manutenção do corpo e para o equilíbrio da mente, promovendo vigor e bem estar”, diz Ana.
Pesquisadores mostram que a terapia da massagem e da automassagem funciona. Estudantes de medicina da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey (EUA), que foram massageados antes de um exame mostraram redução significativa da ansiedade e da taxa de respiração, assim como um significativo aumento das células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim um benefício ao sistema imunológico.