Serviço de Atendimento Especializado completa três anos no HC

SAE também é conhecido como Unidade do Fígado e Doenças Tropicais (Foto: Cássia Veras/ Sesacre)
SAE também é conhecido como Unidade do Fígado e Doenças Tropicais (Foto: Cássia Veras/ Sesacre)

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco completou, no último domingo, 4, três anos de funcionamento. O setor atende, em média, 450 pacientes por dia, entre agendamentos, consultas, exames, coletas e entrega de medicamentos.

O SAE, também conhecido como Unidade do Fígado e Doenças Tropicais, trata de patologias como hepatites, tuberculose, aids e outras doenças do fígado. A unidade possui 15 médicos infectologistas, um pediatra, um clínico geral, dois gastroenterologistas, dois assistentes sociais, um odontólogo e uma educadora.

Outras atividades realizadas pelo SAE são Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT), pesquisa científica de médicos e residentes, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes em tratamento.

Segundo a diretora do SAE, Edna Gomes, a unidade não recebe apenas a população do Acre, mas de outros estados e até países. “Estamos completando três anos de funcionamento aqui no HC, mas esse setor já existia desde 2001. Temos pacientes vindos do Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru. Portanto, a demanda de pessoas pelo serviço é considerável, mas temos conseguido trabalhar junto a essa gestão”, relata.

“Para se ter ideia, o SAE realiza 60 exames por dia e 1,6 mil consultas ao mês, além da grande quantidade de medicamentos que despachamos todos os dias. É um trabalho que requer dedicação e comprometimento, pois estamos lidando com pessoas que precisam da nossa ajuda”, conta a diretora.

Para acesso ao serviço oferecido pelo SAE, o paciente deve procurar um posto de saúde, onde o médico verificará a necessidade de assistência especializada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter