Serra do Divisor: uma pajelança da natureza

O Parque Nacional da Serra do Divisor tem nos seus limites as terras indígenas dos povos Puyanawa e Nukini. Desde tempos ancestrais esses índios visitam a região.

O turismo na Serra do Divisor tem crescido e desperta a preocupação para que essa atividade seja consciente e preserve as belezas naturais.

Pelo olhar dos indígenas que habitam os seus arredores, a Serra do Divisor é um lugar sagrado criado pela natureza. Assim, os visitantes devem ter reverência e respeito para comungar com suas águas cristalinas.

Tanto para os Puyanawa quanto os Nukini, a Serra do Divisor é um lugar em que a exuberância da natureza pode provocar reflexões e curas aos seus visitantes. Uma verdadeira pajelança que acontece de maneira natural.

Este pequeno documentário dirigido pelo jornalista Nelson Liano, diretor da Secom, com imagens da fotógrafa paulista Sitah, Puwe e Vari Puyanawa e Erison Nukini falam da relação das suas etnias com a Serra. Além de depoimentos de moradores que contam como começou o turismo na região.

Assista ao vídeo.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter