Seringal cachoeira recebe estudantes de São Paulo

Grupo de 15 alunos conheceu Xapuri e Rio Branco

gur_2504.jpg
o_grupo_pode_conhecer_a_casa_de_chico_mendes_e_sua_filha_elenira.jpg

O grupo de 15 alunos ficou hospedado na pousada ecológica Seringal Cachoeira, e passou por uma imersão na vida do seringueiro, nos costumes e tradições do Acre (Foto:Diego Gurgel)

A procura de turistas pelo estado do Acre tem crescido cada vez mais. Seja pelas pousadas ecológicas, seja pela história de Wilson Pinheiro e Chico Mendes, ou até mesmo de passagem para o pacífico. Semana passada, um grupo de estudantes de São Paulo passou seis dias no estado, conhecendo um pouco de Rio Branco e também de Xapuri. A visita faz parte de um programa do colégio Santa Cruz, da turma do segundo ano do ensino médio na disciplina de ética e cidadania, e acontece pela segunda vez no Acre.

O grupo de 15 alunos ficou hospedado na pousada ecológica Seringal Cachoeira, e passou por uma imersão na vida do seringueiro, nos costumes e tradições, pode conhecer uma trilha ecológica, onde puderam ver a extração de látex em uma das seringueiras do trajeto e também a quebrar alguns ouriços de castanha.

Depois de conhecer o complexo turístico Chico Mendes sempre acompanhado de um guia, o grupo visitou o memorial, onde puderam ver as homenagens feitas para Chico, em vida ou depois de seu assassinato, e conheceram em seguida o artesanato acreano na casa do artesão localizada no complexo.

Para a professora Kátia Nogueira Griecco, responsável pelo grupo, a visita é importante na formação dos estudantes, pois insere o conhecimento e o processo de desenvolvimento da cultura de outras regiões, aproximando-as, esquecendo a barreira geográfica, a distância física e aproximando através do conhecimento. “Assim, cada aluno amplia a visão ética e social do país como um todo, entendendo como vive o povo de cada lugar, e como se deu o processo de desenvolvimento de cada região” afirmou Kátia.

Eles tiveram algumas horas para passear pela cidade de Xapuri por conta própria, conversando com os moradores, conhecendo o modo de vida de cada um, e experimentando a receptividade dos acreanos e até mesmo a diferença do sotaque. Na pousada seringal cachoeira, o grupo ouviu histórias de dona Cecília, e aprenderam qual influência de pessoas como Chico Mendes e Wilson Pinheiro.

Para a professora Kátia, visitas como esta aguçam o olhar dos estudantes sobre a verdadeira realidade brasileira, aprendendo com as diferenças de cultura a diminuir a distância entre as pessoas. “os alunos vieram aqui não fazer uma viagem de férias, eles vieram aprender. Eles se quer passarão por uma avaliação depois daqui” concluiu a professora.

Quanto à estrutura da pousada, todos ficaram espantados, e disseram estar acima das expectativas. A pousada ecológica Seringal Cachoeira possui várias configurações de alojamentos, como chalés, belichários e também uma instalação especial pra quem deseja se acomodar com sua família ou maior quantidade de amigos. Tudo isso bem no meio da floresta.

O aluno Bruno Lescher Facciolla, 16, diz sempre ter tido curiosidade de conhecer o Acre por se tratar de um lugar longe de sua terra natal, São Paulo, e conhecer a tão falada história de Chico Mendes. “Eu nunca imaginei além de conhecer a casa onde Chico morou, o exato local onde ele foi assassinado, e depois ainda conhecer sua filha! Conhecer a sua história aqui onde ele viveu é completamente diferente.” ressaltou o estudante.

Ao saber que Xapuri receberia um grupo de alunos de São Paulo, representantes da secretaria de Turismo e Lazer, foram recebê-los no complexo turístico Chico Mendes, onde junto de Elenira Mendes, puderam fazer uma rápida reunião, eles tiraram dúvidas sobre a história de seu pai, e aproveitaram para tirar algumas fotos com ela, em frente a “Casa de Chico Mendes”.

Depois dali, no último dia, o grupo conheceu em Rio Branco a biblioteca da floresta, caminharam durante toda a manhã no centro da cidade e no parque da maternidade, conheceram o palácio e o mercado velho, fizeram compras na casa do artesão, e depois do almoço retornaram para São Paulo com uma bagagem cultural, repleta de experiências novas.

Para o governo no estado, é de extrema importância receber visitantes de outras partes do Brasil e do mundo, para que haja uma promoção dos nossos costumes, e nossos produtos turísticos. As pousadas ecológicas Seringal Cachoeira e Bom Destino estão prontas para receber turistas, e mostrar todo potencial que o estado possui.

 Outras visitas do gênero já estão sendo agendadas, tanto no Seringal Cachoeira, quanto na pousada Bom Destino, com grupos do estado e também de outras localidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter