SEPN realiza ação para formalizar pequenos negócios

A Secretaria de Pequenos Negócios realizou na tarde de quarta-feira, 12, a primeira mobilização, em Rio Branco para a formalização de pequenos negócios. Essa é a etapa final, na qual os empreendimentos passam a funcionar na formalidade, adquirindo seu CNPJ. Foram realizadas reuniões nos municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Brasileia, Rodrigues Alves e Epitaciolândia, a intenção é orientar todos os pequenos empreendimentos fomentados pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.

Estavam presentes ambulantes, costureiras, cabeleireiros e empreendedores de vários segmentos beneficiados pelo governo do Estado. A atividade de formalização é realizada pela SEPN e Sebrae. O analista do Sebrae, Luiz Fernando Maia comenta: “O Sebrae trabalha em parceria com o governo do Estado em vários projetos, e esse de incentivo ao empreendedor individual é um que se destaca, quem trabalha na informalidade pode se registrar, porque o governo federal amparou esses empreendedores, ele não só chama as pessoas para formalidade, mas através de lei dá condições de aposentar, ter benefícios como auxílio reclusão, auxílio doença, auxílio maternidade, que são vantagens úteis na vida de todos.”

Maria do Carmo vende doces em frente a uma escola, seu marido foi assassinado e ela compartilha: “Eu não tive direito a nada, justamente porque ele nunca trabalhou de carteira assinada, então eu estou vendo isso como uma boa oportunidade para mim”.

Fernanda Sousa iniciou sua formalização, ela é costureira e afirma: “Eu acho que é bom por causa dos benefícios, a gente nunca sabe o que acontece no dia de amanhã e sendo contribuinte eu posso garantir o futuro dos meus filhos”.

Outro exemplo é Maria Elilza do Nascimento, que trabalha em um quiosque da Gameleira. Ela afirma que compreendeu que é importante para ela, porque “é uma segurança a mais que a gente tem, sabendo que está pagando algo bom para o futuro. Eu conheço muita gente que nunca pagou e quando passou o tempo ficou doente e nunca conseguiu acessar benefícios”.

O representante da SEPN, Luiz Baraúna, reforça que os empreendedores, ambulantes e donos de pequenos negócios que se interessarem por mais informações ou para realizar sua formalização podem vir à SEPN, que está localizada na Av. Ceará, em frente ao Colégio de Aplicação. Telefone para contato: 3224-7674.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter