SEPN garante recursos para adquirir mil expositores comerciais

Empreendimentos solidários serão beneficiados (Fotos: Cedidas)
Empreendimentos solidários serão beneficiados (Fotos: Cedidas)

Nos últimos dias de dezembro, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) conseguiu assegurar – por meio de articulação do governador Tião Viana junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – os recursos necessários para aquisição de mil expositores comerciais (barracas) e garantiu a conclusão da Casa de Produção e Comercialização do Artesão, que vai funcionar no antigo prédio da administração do Parque da Maternidade.

Segundo Sílvia Monteiro, da SEPN, as barracas são fundamentais como ferramentas de exposição e deverão servir às regionais de Rio Branco e aos municípios. Já a casa do artesão deverá oportunizar maior inserção entre a classe artesã e oferecer melhor estrutura para comercializar os produtos da região.

Para Sílvia, as duas conquistas significam mais incentivo ao empreendedorismo, descoberta de novos talentos, mais oportunidades de mercado e consequente fortalecimento regional.

Economia solidária

Além de participar da organização de feiras, a SEPN acompanha 58 empreendimentos solidários em todo o estado, inclusive nos municípios mais distantes como Jordão, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo. Somente o Convênio 14, realizado entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, já possibilitou o surgimento de 21 empreendimentos alcançando cerca de 700 beneficiários, membros de cooperativas e associações. Exemplos bem sucedidos de Economia Solidária são a Padaria Oliveira, em Sena Madureira, a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (CAET), que já recebeu um caminhão, e a Coopervida de Capixaba que trabalha com derivados de frutas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter